Foto: Andréa Lisboa
Esse é o terceiro processo seletivo da Incubadora de Empreendimentos Inovadores de Macaé
Até segunda-feira (20), empresas preferencialmente das áreas de Petróleo, Gás e Energia, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Logística, Engenharia, Automação, Sustentabilidade e Entretenimento que tenham um projeto inovador podem inscrevê-lo no Edital 02/2016 do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT). Esse é o terceiro processo seletivo da Incubadora de Empreendimentos Inovadores de Macaé. Desta vez, a seleção é diferente por dois motivos. O primeiro, por se direcionar a projetos de base tecnológica. O segundo, porque eles serão cadastrados e classificados e as chamadas para o Programa de Incubação se darão através de editais semestrais.
Para inscrição e cadastro, basta preencher a ficha disponível no link da Incubadora na página do IMCT (www.macae.rj.gov.br/IMCT), onde também está disponível o Edital 02/2016. Para a classificação, serão privilegiados projetos inovadores e com potencial de rápido crescimento. Somente empresas formalizadas e com plena regularidade fiscal poderão participar da concorrência. O público alvo desta seleção são startups digitais para desenvolvimento de aplicativos, software e plataformas tecnológicas e Projetos de Empresas já estabelecidas no mercado e que possuam caráter de inovação para serem desenvolvidos.
- Com este terceiro edital, entramos numa nova fase da Incubadora, que agora possui uma coordenação ligada ao Laboratório de Empreendedorismo, que está surgindo a partir do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé) e outra ao IMCT, que atuam de forma integrada. Da mesma maneira como já ocorre com o Laboratório de Microbiologia, entendemos que somando forças, o município só tem a ganhar. Não somente isso. Este edital apresenta outro tipo de seleção, o Chamamento Público, em conformidade com a Lei 4.105/2014. Seu objetivo é facilitar o desenvolvimento de empresas que inovem em tecnologia e que possam contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável da região - disse o presidente o IMCT, Joelson Rodrigues.
A proposta da empresa deve ser necessariamente enviada até o dia 20 de junho pela Internet (ficha de inscrição). Além disso, os documentos necessários para inscrição devem ser entregues em duas vias impressas, ao Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, em sua sede, Rua Alcides da Conceição, nº 159, Novo Cavaleiros. São eles: cópia do cartão do CNPJ; cópia do contrato social da empresa e alterações, caso existam; cópia do documento de identificação e CPF dos proponentes e currículo dos proponentes envolvidos.
O Edital 02/2016 também pode ser retirado no IMCT. Os primeiros projetos chamados deverão se apresentar na Incubadora já nas próximas terça-feira (21) e quarta-feira (22) e o resultado será divulgado no dia 24. De acordo com o calendário do edital, de 8 de julho a 8 de agosto as empresas já estarão assinando o contrato de incubação.
O Programa de Incubação de Empresas de Macaé disponibiliza às empresas selecionadas espaço compartilhado (coworking), sala de reuniões e treinamentos com recursos audiovisuais; espaço físico para recepção e copa; acesso à internet e participação em cursos.
Além disso, são disponibilizadas palestras, workshops e consultorias especializadas voltadas para: Empreendedorismo e Inovação, Modelo de Negócio, Gestão da Tecnologia, Gestão Financeira e Contábil, Gestão Estratégica, Marketing ou Captação de Recursos.
Há também apoio na identificação de parcerias que possam aprimorar os produtos e serviços da empresa; divulgação do link, resumo de atividades e notícias da empresa em mídias sociais; interface com as instituições científicas e tecnológicas, a exemplo de universidades e centros de ensino, para formação de parcerias estratégicas; incentivo ao networking entre empresas vinculadas ao programa, órgãos governamentais, associações de classe, agências financeiras e mercado consumidor.