eMuseu promete experiência transformadora

19/01/2022 19:39:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: João Barreto

Projeto acontece em parceria com prefeitura

A carreta do eMuseu do Esporte tem o objetivo de proporcionar uma experiência viva e transformadora para todas as pessoas que vão visitar o espaço, que foi criado para celebrar a memória do esporte e seu legado, em um formato inédito e colaborativo. A programação será lançada nesta quinta-feira (20) e segue até o dia 27, na Praça Washington Luiz, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Os visitantes devem levar duas garrafas pet de dois litros para participar da oficina de sustentabilidade. É importante ressaltar a importância da higienização das mãos.

Para o desenvolver o projeto, foi firmada uma parceria com a Prefeitura de Macaé, que disponibilizou 23 servidores municipais, ligados às Secretarias de Esportes e Educação. Nesta quarta-feira (19), os voluntários participaram de um treinamento teórico e prático, que envolveu atividades inclusivas como oficinas ilustrativas, recreativas, esportivas e tecnológicas. Para a idealizadora do projeto, Bianca Gama Pena, a parceria proporciona um legado de conhecimento para o município.

"Os voluntários são treinados para proporcionar ao visitante uma experiência única, pois todas as atividades são desenvolvidas para serem transformadoras na vida de uma pessoa, seja ela de qualquer faixa etária, com deficiência física, auditiva ou visual. Nossa missão é promover acessibilidade, interação e inclusão", destacou Bianca Gama.

A carreta do eMuseu

A carreta possui 24 ambientes diferentes, 13 galerias virtuais e 11 exposições e, nas cidades que visita, desafia atletas, profissionais e amadores, na prática virtual de várias modalidades esportivas, numa plataforma 3D. Entre as diversas atrações, um holograma da ex-jogadora de basquete, Magic Paula, interage com os visitantes, lembrando suas principais conquistas.

Do lado externo da carreta, a ideia é oferecer ao público a possibilidade de práticas esportivas amadoras, clínicas com atletas e ex-atletas; oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei; além da criação de material esportivo com reciclagem, chamando atenção também para a sustentabilidade.

O eMuseu do Esporte tem como parceiros as prefeituras que recebem a carreta, bem como o Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Voleibol (CBV); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte; Desporto Militar; Vasco da Gama; Fortaleza; e Juventude.

O patrocínio do projeto do eMuseu do Esporte é da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo do Esporte, do governo estadual.


Fotos Relacionadas