Foto: Carol Paiva
O evento acontecerá dia 26 e contará com programação diversificada
O mês de novembro é marcado pelas comemorações do Dia da Consciência Negra. Para promover a conscientização e reflexão sobre a cultura negra, em Macaé, o Blog Encacheada realiza o primeiro "Encacheia Geral", no sábado (26), a partir das 14h, no Casarão. O evento, com entrada gratuita, visa debater questões raciais, como preconceito, aceitação do uso dos cachos e cabelo crespo, além da aceitação do negro no mercado de trabalho.
E, como debaixo dos caracóis dos cabelos há muita história para contar (como diz a canção), o evento visa criar uma memória especial aos participantes com programação cultural diversificada para atender todos os gostos. De poesia a workshops de dança, a cultura negra vai ser exposta e vivenciada no evento.
As poesias vão chegar para inspirar os participantes, seguida de apresentação de estudo da identidade da mulher negra macaense. Já os workshops de danças, como stiletto e charme, vão agitar o evento. Uma mesa de debate sobre representatividade negra no mercado de trabalho trará personalidades macaenses.
A vice-presidente de Promoção e Preservação da Identidade cultural e Racial da Prefeitura de Macaé, Zoraia Dias, fará oficina de turbante que visa valorizar o uso do acessório nas mulheres, destacando a importância histórica do acessório e da cultura afro-brasileira.
O charme do local vai ficar por conta da exposição da fotógrafa Ana Carolina Paiva com fotos de mulheres negras macaenses. O evento também vai ter profissionais esclarecendo dúvidas sobre cuidados com o cabelo, cronograma capilar e coloração em cabelos cacheados e crespos.
A garotada também vai ter seu espaço e diversão na oficina kids sobre identidade racial, além da venda de acessórios com estilo Black e sorteio de brindes.
Consciência Negra – O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, estabelecido pela Lei 10.639 de 2003. A data foi escolhida por ser o dia da morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, personagem que representou a luta do negro contra escravidão. Morreu em combate defendendo a cultura e liberdade dos negros.
O Casarão – Bistrô, Eventos e Livraria (Antiga Casa do Livro), fica na Rua Marechal Deodoro, 295, Centro.