logo

Encerramento do Educando na Cidadania 2012 premia estudantes

09/11/2012 16:59:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Maurício Porão

Lorena Martins, sétimo ano da Escola Municipalizada Caetano Dias foi a primeira colocada do concurso de produção textual

Sensação de dever cumprido, esperança e muita emoção marcaram o encerramento do projeto Educando na Cidadania, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (8), na Cidade Universitária. O evento homenageou alunos, diretores e professores que participaram das ações do projeto, como o concurso de produção textual, que deu origem ao livro “Reciclagem na Escola”, lançado em CD e em papel durante o encerramento. O projeto já dura oito anos e foi desenvolvido pelo Programa Macaé Cidadão, com apoio das secretarias de Educação, do Ambiente e Limpeza Pública.

Entrega de troféus, medalhas e brindes contemplaram os ganhadores do concurso de produção textual, que foi dividido em quatro grupos. Os primeiros colocados de cada grupo foram; Lorena Martins, estudante do sétimo ano da Escola Municipalizada Caetano Dias; Lis de Souza Tavares, nono ano do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel; Nathália Leal Silva, cursando o segundo ano do ensino médio no Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo); e Adão Fajardo Daudt, da Educação para Jovens e Adultos (EJA), da Escola municipal Crubixais de Cima.

“As ações do projeto Educando na Cidadania abriram minha mente, me fizeram mudar atitudes e ações, me fizeram querer um mundo cada vez melhor”, afirma a ganhadora Lorena Martins, de 12 anos. Segundo a aluna, as ações implantadas na escola, como a coleta seletiva, vão além das salas de aula, ela decidiu conscientizar seus vizinhos, parentes e amigos, com o objetivo de conscientizar a sociedade, podendo assim ajudar o meio ambiente.

Além do concurso textual, o evento também contou com apresentações de dança, exposições de trabalhos feitos com materiais recicláveis, e palestras com a bióloga Carla Oliveira e com o Secretário de Educação José Augusto de Abreu também ajudaram a compor o evento que é um exemplo de cidadania e conscientização.

Como a maquete desenvolvida por alunos do sexto e sétimo ano do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. A miniatura mostra a forma em que o colégio faz a captação de água de chuva, e o objetivo é mostrar, através da maquete, o exemplo da escola em todo o Estado. De acordo com o professor e orientador do projeto, Luis Edmundo Santos Gomes e do aluno Roger Guimarães, a maquete vai representar Macaé na feira Estadual de tecnologia e inovação nos dia 10 e 11 de novembro, no Museu da República, no Rio de janeiro.

A orientadora pedagógica e coordenadora do Educando na Cidadania do Colégio Estadual Luiz Reid, Marinêz Dias, percebeu que, durante o ano, as crianças desenvolveram mais interesse em relação à conservação ambiental. Segundo ela, as ações do projeto contribuíram para criar disciplina e responsabilidade não só aos alunos, mas em todo espaço onde esse aluno vive. “O Educando ajuda a desenvolver o papel de cidadão do aluno”, comenta.

De acordo com a coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, nada seria possível se as escolas não tivessem abraçado o projeto. “Estou muito feliz, pois as metas foram atingidas, e espero que o projeto nunca acabe, pois ele fundamental pro futuro do nosso planeta”, finaliza.

O projeto surgiu em 2005 a pedido dos professores e com apoio dos alunos e da comunidade escolar para discutir questões de cidadania no ambiente escolar. O benefício para as escolas será através do reaproveitamento do lixo produzido por elas. Para as cooperativas traz a possibilidade de aumento de renda.


Fotos Relacionadas