‘Encontro das Centenárias’: bandas fazem história

07/11/2023 10:44:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

O convite inédito à antiga casa rival é para o Dia do Músico, 22 de novembro

A Sociedade Musical Nova Aurora, com 150 anos, convidou a antiga rival, Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores, que completará 141 anos no dia de Natal, para o "Encontro das Centenárias", em sua sede, localizada no Calçadão da Av. Rui Barbosa. O evento inédito e histórico, com entrada franca, será no Dia do Músico e de Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, 22 de novembro, às 19h30. O prédio conta com uma capela em honra à santa católica.

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Cultura, apoia o evento, realizado pela Sociedade Musical Nova Aurora. Já se passaram dez anos da última vez que as bandas centenárias de Macaé tocaram lado a lado. Isso aconteceu em janeiro de 2013, na praça Veríssimo de Melo.

O Secretário de Cultura, Leandro Mussi, ressaltou a importância do apoio a esta tradição musical do município. "A história e a cultura de Macaé são enriquecidas por estas bandas que, ao longo de tantos anos, têm encantado nossa comunidade. O talento e a dedicação dos músicos, aliados à liderança dos maestros, são um verdadeiro exemplo de resiliência e paixão pela arte. A música tem o poder de unir, emocionar e transformar vidas. Através deste encontro, celebramos não apenas a data, mas também a força da nossa cultura musical".

Maestro titular e diretor artístico há 18 anos da Nova Aurora, Hélio Rodrigues integra a instituição há 30 anos, tendo sido aluno e depois músico por 12 anos. Ao assumir a regência, o presidente mais jovem da história da Nova Aurora a transformou em sinfônica. Ele está há 9 anos gerindo a instituição, três mandatos, tendo elevado o grupo à orquestra de sopros. Trombonista, Hélio Rodrigues é licenciado e pós-graduado em Educação Musical e Ensino de Artes pela Universidade Cândido Mendes-RJ. Ele promete uma noite festiva. "Estamos fazendo tudo com muito carinho para que o público possa fazer uma boa apreciação musical em um ambiente familiar".

Já a Lyra dos Conspiradores está há mais de 30 anos sob a batuta do maestro Gelson Porto Cardoso. A presidência da sociedade musical foi assumida, no final de 2019, pelo trompetista, com formação em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e especialização em Música Popular Brasileira (MPB), Leandro Márcio. Ele comentou sobre o convite à casa da antiga rival.


"Este convite representa a união das duas bandas. A Lyra e a Nova Aurora, durante muito tempo, chegaram a ser inimigas. Então, fico muito feliz, porque a nossa geração quebrou esta rixa. Ressalto a importância destas instituições. Macaé é um dos raros municípios com duas bandas centenárias. Isso é de uma relevância imensa. A Lyra é de 1882 e a Nova Aurora de nove anos antes (8 de junho de 1873). São duas casas em atividade, uma relíquia de nosso estado, para a cultura e formação de cidadãos", disse.

A velha rixa entre as duas entidades musicais se perdeu nos muitos anos que se passaram. A nova geração tem histórias para contar que ilustram o novo tempo. Entre elas, a curiosa permuta entre os gestores das antigas inimigas: Hélio Rodrigues iniciou-se na Lyra antes de ingressar seus estudos na Nova Aurora. Por sua vez, Leandro Márcio, músico da Lyra, desde os 12 anos de idade, começou a estudar na Nova Aurora com 11.

A Nova Aurora, com cerca de 50 músicos, seleciona obras clássicas e populares para o encontro. A Lyra se apresentará com 25 integrantes, em instrumentos de sopro e percussão, interpretando um repertório de MPB.


Lyra de volta aos concertos

"Passamos por um período ensaiando e reformulando a banda. Mas retomaremos os concertos, em 12 de outubro, convidados para a festa do município de Santa Maria Madalena-RJ. Em Macaé, nos apresentaremos também em dezembro, na Praia de Imbetiba, com um repertório popular e canções natalinas", acrescentou Leandro Márcio.