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Encontro de Educação Integral recebe representantes de diversos municípios

23/05/2012 16:03:00 - Jornalista: Joice Trindade

A importância da qualidade da Educação Integral foi a abordagem central do I Encontro direcionado ao ensino específico. A programação realizada nesta terça-feira (22), na sede do Sindipetro envolveu cerca de 100 educadores entre dirigentes e representantes de unidades.

O Encontro teve a presença de representantes das escolas de horário integral de Macaé e de municípios como São Fidelis, Casimiro de Abreu, Campos dos Goytacazes e Rio das Ostras. Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, encontros como estes destacam a preocupação com o processo ensino-aprendizagem da rede municipal.

- Esta é mais uma programação que visa a reflexão e a ampliação de saberes dos participantes para garantir a educação pública de qualidade, salientou.

Um dos temas abordados foi “A Educação Integral e o Programa Mais Educação”, proferido pela mestre em Ciências Sociais e Consultora Técnica do Programa Mais Educação do Ministério da Educação, Lucenir de Andrade Pinheiro. Na ocasião, ela reafirmou a meta de ampliar o programa em Macaé, que hoje conta com seis escolas abrangidas e terá a partir do segundo semestre sete novas unidades municipais com o “Mais Educação”.

- A intenção do Ministério da Educação é chegar a abrangência de 100% do programa em todos os municípios do estado do Rio de Janeiro. Hoje registramos 2.680 escolas de ensino fundamental participantes em todo país. O ponto positivo do programa é que através das oficinas, são descobertos novos talentos, no entanto, a prioridade é o ensino integrado à realidade e cultura do município, disse a representante do Mec.

A consultora técnica do Programa Mais Educação elogiou a iniciativa de Macaé em realizar um encontro direcionado à Educação Integral. “O compromisso da Secretaria de Educação de Macaé é essencial para fortalecer o processo educacional. Eventos como estes valorizam a
articulação entre a escola e a comunidade”, destacou.

Ela também lembra que a compra de kits escolares do programa devem ser conforme a necessidade e realidade da unidade escolar e a atuação de profissionais como professores comunitário e monitores são de suma importância para o programa.

A diretora da Escola Municipal Sandra Maria de Oliveira Araújo, Eliza Cristina de Sales aprovou o evento. “É muito intensificar nossas ações e ampliar nossos conhecimentos. A unidade em que atuo é de horário integral. No contraturno são realizadas oficinas de meio ambiente e música, que conseguiram resgatar aspectos afetivos, cognitivos e
sociais dos estudantes, que em sua maior parte estavam com baixa estima e vulneráveis”, contou acompanhada da orientadora educacional Ângela Coimbra.

Outro participante, o orientador educacional do Colégio Municipal Elza Ibraim, Anderson Morgado afirmou que o encontro é positivo para trocar experiências. "É primordial que o educador se qualifique e conheça estratégias e mecanismos que possam enriquecer o dia-a-dia escolar e se ter um ensino com mais qualidade. A capacitação de todos os envolvidos em um projeto educacional é de suma importância para que a estrutura funcione plenamente”, falou.

Já a técnica Sheila Costa de Souza, que representou a secretária de Educação de São Fidelis, Lígia Sueth Assumpção, afirmou que a participação de São Fidélis no encontro é de fundamental importância para compartilhar vivências e aprendizados. “São Fidélis conta com
uma unidade que funciona em tempo integral, mas a tendência é este número aumentar, para isso temos que ter subsídios com a intenção de melhorar a implementação das atividades”, falou.

Satisfeita com o resultado do encontro, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves, pontuou que a programação atingiu a expectativa de levar qualificação e reflexão dos dirigentes que atuam com o programa “Mais
Educação “ e com as unidades de tempo integral.

As coordenadoras de Escolas de Tempo Integral, Marise Gonçalves e Elen dos Santos, observaram que novas programações e encontros devem ser ministrados. “A proposta de programas como Mais Educação e das escolas de tempo integral é reforçar as atividades diversificadas no contraturno e induzir a ampliação da jornada escolar e o currículo
integrado “, concluiu Marise.

Macaé conta com 32 unidades municipais de tempo integral. O projeto de implementação de escolas de tempo integral visa a permanência dos alunos na escola no contraturno para fazer parte de aulas extracurriculares. O programa oferece atividades alternativas,
oficinas ministradas por monitores da Secretaria da Educação. Entre as oficinas estão esporte como xadrez, lazer, geração de renda e para a formação da cidadania.