Secretários de Educação de sete municípios já confirmaram presença no I Encontro Municipal de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que acontece na próxima terça-feira (31), das 8h às 17h, na Cidade Universitária. Macaé, Carapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, e ainda Silva Jardim, como convidado do pólo, vão participar do evento que tem como objetivo fomentar a gestão democrática da educação.
Também vão estar presentes a prefeita interina de Macaé, Marilena Garcia, e o coordenador nacional do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, José Roberto Júnior, que fará uma palestra às 9h30. O credenciamento para o encontro será feito no dia e local do evento, a partir das 8h.
O secretário de Educação de Macaé, Guto Garcia, tem uma expectativa de público positiva.
- Todas as unidades da rede foram visitadas pela equipe da Coordenação dos Conselhos Escolares, que divulgou a importância da participação das diretoras, que já confirmaram presença, e também dos conselheiros, para a construção de uma política de base para a Educação de Macaé. Hoje, todas as escolas municipais têm seus conselhos escolares implementados, diz Guto.
A abertura do evento será às 9h e a palestra do professor José Roberto Júnior pela mobilização dos conselhos, às 9h30. À tarde, serão discutidos os quatro eixos temáticos: “Gestão Democrática e Participativa nas Escolas”; “Inclusão Social”; “Paz e Violência nas Escolas” e “Família-Escola: uma parceria perfeita”.
No encontro será produzida uma carta compromisso direcionada ao Fórum Estadual dos Conselhos Escolares, previsto para junho. A partir dessa assembléia, as demandas do pólo poderão integrar as proposições para o Fórum Nacional, em Brasília. Macaé participou dos três fóruns nacionais já promovidos pelo governo federal, mas pela primeira vez realiza uma discussão prévia em uma reunião intermunicipal.
O coordenador dos Conselhos Escolares, Thiago Botelho, considera que os conselhos já estão sendo reconhecidos na Rede Municipal de Educação como instrumentos fundamentais para a construção de uma sociedade participativa. “Esse encontro vem fortalecer o trabalho que está sendo feito nas escolas e na Secretaria”, ressalta.
Por meio dos conselhos, as ações da escola passam a estar respaldadas por um colegiado representativo. Pais, alunos, professores, funcionários e a direção participam das decisões tomadas, o que traz transparência e legitimidade à gestão. Nesse processo, a comunidade se torna mais atuante, tanto administrativamente, quanto pedagogicamente. Em Macaé, esse trabalho começou em 2005 e partir de 2009 houve ênfase na política pública de fortalecimento dos conselhos.