logo

Encontro de mulheres reúne cultura e informação no Paço Municipal

16/03/2015 09:15:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Guga Malheiros

Secretaria de Desenvolvimento Social comemora Dia Internacional da Mulher com expressiva programação

Uma tarde festiva reuniu na última sexta-feira (13), no Paço Municipal, cerca de cem mulheres trabalhadoras da Administração Municipal para um encontro cultural de música, dança e muita informação sobre a mulher e os cuidados com sua vida pessoal, conciliando trabalho e família. O evento faz parte das ações comemorativas ao Dia Internacional da Mulher e foi promovido pela secretaria de Desenvolvimento Social/subsecretaria de Política para as Mulheres.

O encontro de mulheres contou com a presença da secretária Andrea Meirelles (Desenvolvimento Social), da subsecretária Jane Roriz (Política para as Mulheres), da Vice-presidenta de Acervo e Patrimônio Histórico, Gisele Muniz e da primeira dama do município Vera Ladeira, que foi homenageada com flores. Além disso, outras duas servidoras municipais receberam a honraria por possuírem a matrícula mais antiga e mais nova na Administração – Maria Laysmere e Carmelita Reis.

Na programação especialmente preparada para as mulheres constaram a palestra da consultora e coach, Giovana Sorage, sobre a “Necessidade da mulher manter a sua essência no processo de evolução do papel feminino”; dicas nutricionais da coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), Carine Lima, com recomendações sobre os “Cuidados com a alimentação que estamos levando para casa” e uma ginástica laboral, composta de alongamentos que visam relaxar músculos e as articulações, numa dinâmica de exercícios simples de prevenção a lesões causadas por esforços repetitivos que derivam do trabalho, ensinada pelo professor de educação física Mauro Dias. Após a laboral, a apresentação de Natália Medeiros, do Pólo de Cultura da Fronteira, com a dança do ventre, encantou as participantes.

Consultora revela curiosidades sobre público feminino

Em sua palestra, a consultora Sorage discorreu sobre a emancipação da mulher desde os primórdios, fazendo alusões à simbologia da maçã de Eva, onde a busca pelo conhecimento (malum) foi confundido pelo mal (malus); à maçã Celta, que significava fertilidade, juventude e beleza; à maçã de Guilherme Tell (luta pela liberdade), a de Branca de Neve (à espera do príncipe) e a de Newton (nenhum esforço para conseguir o que se quer), contando ainda, as inúmeras lutas femininas e alertando que a história foi contada por homens.

A consultora relevou curiosidades no mundo feminino como a de que hoje, no Brasil, existem mais mulheres que homens. Ela elencou algumas conquistas na busca pela autonomia e pelo reconhecimento no trabalho da mulher. “Elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho e já são responsáveis por 24,9% dos domicílios brasileiros. No entanto, embora haja a lei que determina a obrigatoriedade de mulheres na vida política do país, essa participação ainda é tímida, apenas nove por cento delas ocupam os mandatos parlamentares. A responsabilidade quase que exclusiva das mulheres com os afazeres domésticos, a vida em família e a criação dos filhos, muitas vezes dificulta a igualdade de gênero”, disse.

Houve também uma exposição fotográfica e documental denominada “Mulher vida e trabalho nos registros administrativos da Prefeitura Municipal de Macaé”. O encerramento foi feito pela cantora Lita Lopes, ao som dos teclados de Frederico Neves, da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart).


Fotos Relacionadas