Foto: Guga Malheiros
Maratona cultural reuniu orquestras da região
Aplausos, melodias, encantamento e teatro lotado marcaram a realização do Primeiro Encontro de Orquestras e Bandas no Teatro Municipal de Macaé (TMM) realizado pela Orquestra Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora neste último sábado (12).
O público apreciou diferentes estilos de composições para Banda Sinfônica e Orquestras de sopros e cordas nesta maratona cultural que reuniu orquestras da região para uma grande mostra musical, proporcionando aos músicos e maestros um intercâmbio cultural com rica troca de experiências.
Destaque para o arranjo novo da obra "CHORANDO MACAÉ" do compositor, professor e solista Zé Rangel, que além de fazer parte da Orquestra Sinfônica da Nova Aurora, também participa da Orquestra Popular de Macaé (OPM), mantida pela Fundação Macaé de Cultura (FMC).
- Quero agradecer a Orquestra Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora e a todos os músicos pela brilhante execução da minha música. E um Salve aos músicos macaenses de ontem e de hoje! É preciso continuidade de tudo isso! - pontuou o solista Zé Rangel.
A Orquestra da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart) da FMC, fez uma belíssima participação no encontro, reunindo composições de trilhas sonoras de filmes que marcaram época, como "Forrest Gump", "Cinema Paradiso", "007", entre outros.
- É uma satisfação está nesse Encontro mostrando o nosso trabalho com os alunos da EMART - registrou Thais Muniz Lopes, acrescentando que quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da Orquestra Escola basta comparecer ao Ensaio Aberto, que acontece toda quinta-feira, 19h, no Teatro Municipal, localizado na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro, Macaé.
Para o Maestro Helinho Rodrigues, da Nova Aurora e idealizador da proposta do Encontro de Orquestras e Bandas, "o momento é ímpar e visa oportunizar a troca de experiência entre os músicos, assim como também propor espaço as novas bandas e orquestras, tentando minimizar as dificuldades encontradas no caminho da música", explicou.
Como exemplo de banda em início de atividade, temos a do Projeto Música e Cidadania representada pelo professor de Música Anderson Adolfo, ideia dele e da professora de Educação Física Quelen Marinho, com o objetivo inicial, tendo como sede o Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, de direcionar música, dança e arte aos jovens. Desde de 2014 funciona com inserção de oficinas de dança e música beneficiando os alunos.
Também participou do Encontro outra banda centenária, assim como a Orquestra Nova Aurora, A Banda Sinfônica União dos Operarios, do município de São João da Barra/RJ. Fundada em Outubro de 1892, a banda mantém a Oficina de Música Professora Letícia Costa e hoje é formada por cerca de 35 músicos de ambos os sexos com idade média de 16 anos.
A estudante de Psicologia Anne Santos definiu o Encontro de Orquestras e Bandas como "Maravilhoso, revitalizador" - Que momento! Saio daqui simplesmente encantada, Não só pela melodia, mas também de poder assistir tantos jovens e crianças envolvidos com a música. Que aconteçam mais encontros! Nós, admiradores, agradecemos esse presente". Finalizou a estudante.