Encontro debate estratégias para garantir participação dos homens no combate à violência contra a mulher

18/06/2024 17:43:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Rui Porto Filho

O encontro foi coordenado pelo Serviço de Educação e Responsabilização do Homem (SerH) da Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro

Macaé sediou, nesta segunda-feira (17), o Encontro dos municípios do Norte Fluminense sobre a importância do desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento à violência contra a mulher. Participaram ainda representantes dos municípios de Quissamã, São Fidélis, Rio das Ostras e Natividade, além da Patrulha Maria da Penha de Macaé, inspetoras da Polícia Civil e técnicas do TJRJ.

O objetivo do encontro, coordenado pelo Serviço de Educação e Responsabilização do Homem (SerH) da Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, foi destacar a importância dos grupos reflexivos para homens como uma forma de redução da violência contra a mulher. A organização Promundo também ofereceu palestra sobre masculinidades, igualdade de gênero e a prevenção da violência.

O coordenador do SerH, Paulo Sarcon, explicou que o programa é uma ferramenta de garantia da efetivação da Lei Maria da Penha na sua integralidade, envolvendo os homens a partir de uma perspectiva educativa e de responsabilização.

“Todos que operam nessa temática já sabem dos desafios enfrentados no dia a dia. O que estamos propondo é trabalhar uma ferramenta que é fundamental e muito importante nesse enfrentamento, que são os homens. Se nós não inserirmos os homens nessa equação, não vamos resolver o problema. Precisamos trazê-los para esse debate”, pontuou, ressaltando que será realizada nos próximos dias 26 e 27 capacitação de gestores municipais para implementação do serviço.

Organização existente há 26 anos e que atua junto a meninos e homens para que estes sejam sensibilizados e se tornem aliados na redução das violências baseadas em gênero, o Instituto Promundo foi representado pela consultora internacional Luiza Tanuri, que abordou como o processo educativo utilizado pode gerar transformações. “Precisamos concentrar o olhar para as masculinidades, através de uma metodologia de como envolver homens e meninos para serem aliados nessa luta”, afirmou.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, lembrou que o município de Macaé implementou o Projeto Refletir, grupo reflexivo para homens autores de violência doméstica, e ressaltou o desejo de que seja retomado, devido a atenção com que o tema deve ser tratado.

“Temos pensado sempre sobre o quanto é importante trazer os homens para a conversa. A iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher é fundamental para que possamos pensar juntos, ouvir, trocar experiências e buscarmos ações mais direcionadas”, frisou.


Fotos Relacionadas