Foto: Andréa Lisboa
Município estimula desenvolvimento da tecnologia
O primeiro encontro de interessados em empreender em tecnologia da informação, o I ‘StarTI Up Macaé’, que aconteceu na noite de quinta-feira (31), na Incubadora de Empreendimentos Tecnológicos do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), reuniu aproximadamente 30 pessoas, entre estudantes, pequenos empresários e especialistas do setor, representando instituições acadêmicas e grandes empresas da região. As palestras e as apresentações de três minutos das startups, com seus projetos inovadores, foram consideradas produtivas, mas sobretudo a troca de experiências que este espaço abre no município para os empreendedores da área.
O coordenador da Incubadora, Carlos Eduardo Silva, foi enfático ao afirmar que o projeto não foi criado para ser restrito da prefeitura. “Pretendemos que a Incubadora seja uma extensão de todas as instituições interessadas: academias e empresas, especialmente. O conceito deste projeto é o de hélice tríplice (governo/academia/indústria), que nasceu nas universidades e é chamado DNA da inovação", detalhou.
Isso porque é ele o responsável pelo desenvolvimento de grandes regiões de base tecnológica. Macaé tem todo esse potencial. Ela já conta com os atores: governo fazendo sua parte, diversas universidades de excelência e um polo de empresas de petróleo e gás e de serviços. "Precisamos nos articular para desenvolver esse perfil, também porque estamos perdendo investimentos federais para o desenvolvimento de pesquisa por falta de sistematização", ressalta.
Em sua palestra, Carlos Eduardo abordou também o conceito de incubadora, que costuma ter como característica significativa, além da inovação, as novas tecnologias. Ele explanou ainda sobre projetos inovadores, replicáveis e escaláveis. Os coordenadores dos cursos da área de tecnologia da informação de universidades instaladas no município apresentaram seus programas durante o evento. Estiveram presentes os professores Doutor Douglas Valiati, do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e o Mestre Anderson Poltronieri, do curso de Engenharia de Computação da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora. Ambos os cursos estão avaliados com nota 4 (0-5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Os coordenadores aderiram à proposta da incubadora e se prontificaram a parcerias. “Vamos recomendar aos nossos alunos o estágio supervisionado nas empresas aqui incubadas e também proporemos que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) esteja voltado para possivelmente ser desenvolvido na Incubadora de Macaé”, disse Valiati. Já Poltronieri destacou que a Salesiana dispõe aos alunos e professores bolsas de pesquisa e para projetos de iniciação científica, além de contar com alguns projetos para não bolsistas. “Gostaríamos de compartilhar esses projetos com a Incubadora. Nos colocamos à disposição”, frisou.
Não apenas as faculdades do município prestigiaram o evento. Representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), de Rio das Ostras, palestraram sobre seu curso, atividades e eventos. Na oportunidade, a equipe da Incubadora divulgou o novo site http://incubadoramacae.com.br/, que pode ajudar a quem quer formatar melhor seu negócio e fazer contatos com investidores. Muitos apresentaram interesse em concorrer através do segundo edital para o processo seletivo de ingresso na Incubadora, que se encerrou na sexta-feira (1º).
Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia
www.macae.rj.gov.br/immt
Rua Alcides da Conceição, 159
Novo Cavaleiros - Macaé - RJ
Cep: 27910-971
Tel.: (22) 2798-3171
E-mail: imct@imct.rj.gov.br
Horário de atendimento: 11h às 17h