Encontro Municipal de Cultura reúne classe artística e sociedade civil

20/07/2010 18:16:06 - Jornalista: Eloísa Seady

Dando prosseguimento ao processo de construção do Plano Estadual de Cultura, a equipe da Secretaria Estadual de Cultura (SEC) esteve em Macaé nesta segunda-feira (19) para o I Encontro Municipal, que aconteceu no Auditório do Paço Municipal da Prefeitura de Macaé durante todo o dia, reunindo representantes da classe artística, agentes culturais e sociedade civil. O objetivo foi fazer um diagnóstico cultural, identificando as potencialidades e carências do município.

A presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC) e secretária de Cultura, Sheila Polly, mais uma vez se mostrou interessada em apoiar todas as iniciativas sinalizadas pela SEC onde objetivamente relatou: “este diagnóstico será de extrema importância para nosso crescimento. Precisamos ver a real necessidade da nossa região e trabalharmos em cima dela. Esta iniciativa recebe todo o meu apoio e respeito”, disse.

De acordo com o coordenador do Plano Estadual de Cultura, Zeca Barros, este processo obedece um cronograma feito com objetivo de traçar as peculiaridades de cada cidade, atendendo uma reivindicação das classes interessadas em construir políticas públicas regionalizadas. “No dia 28 de agosto acontecerá a Conferência Regional de Cultura da Região Norte, em Quissamã, na qual compartilharemos o diagnóstico final dos encontros regionais. Na ocasião, elegeremos um representante do poder público e um da sociedade civil que representará a sua região”, frisou Barros.

O coordenador do Plano Estadual de Cultura complementou que ao final de cada Conferência Regional, os representantes eleitos integrarão um grupo de trabalho para formalizar um relatório final que será levado para a Conferência Estadual de Cultura prevista para dezembro do ano corrente.

O encontro contou também com a participação do coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Delmar Cavalcanti, que ressaltou o desafio de construir políticas públicas e a importância desses encontros. “O Plano e o Sistema Estadual de Cultura propõe um novo cenário para a cultura do estado, através de construção de diretrizes alinhadas com a demanda de cada região”, declarou.

Na plateia estavam presentes os representantes dos três pontos de cultura do município (Grupo Acto, Mestre Fantoche e CiemH2), como também o presidente da Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores, Lauro Reis (Reizinho); o ator, diretor e cineasta, Márcio Gonçalves; Valter Villar da Vilart’s Produções; Rúben Pereira, presidente da Usina de Fomento Cultural; Vasco Oliveira, diretor do grupo Portadores de Alegria; o ator e diretor Ademir Martins; Jorge Gonzaga (Jorge Benzé), da sociedade civil, dentre outros participantes.