logo

Encontro virtual marca atividades de apoio à mulher

19/03/2021 16:06:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arte

Macaé é uma referência regional no atendimento psicológico, social e jurídico às mulheres vítimas de violência

A Prefeitura de Macaé participou do 1º Encontro da Rede de Proteção e Atendimento às Mulheres em situação de violência dos municípios de abrangência do 32º Batalhão de Polícia Militar, realizado, remotamente, na tarde desta quinta-feira (18). A iniciativa reuniu, ainda, representantes dos poderes públicos das cidades de Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. As ações na região foram apresentadas pelo patrulheiro Figueiredo, que junto a outros profissionais, realiza o acompanhamento das medidas protetivas de urgência, deferidas pelo Judiciário às mulheres vítimas de violência.

Segundo a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), a advogada Jane Roriz, é importante conhecer quem atua em prol da integridade e cidadania da mulher nos municípios vizinhos. “Nesta reunião, falamos de nossas demandas, tendo em vista a integração de nossos serviços de acompanhamento social e jurídico, seja em casos de violência na família, na rua ou no trabalho”, frisou.

Jane acrescenta que Macaé é uma referência regional no atendimento psicológico, social e jurídico às mulheres vítimas de violência. “Toda essa articulação é para melhorarmos nossa atuação profissional. Queremos oferecer a elas um serviço de qualidade, além de buscarmos dar voz para que consigam romper esse ciclo. O Ceam tem a finalidade de estreitar os laços com todos aqueles que atendem à mulher em situação de violência, garantindo assim a efetividade da Lei Maria da Penha", pontuou a coordenadora.

As mulheres podem contar com a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar - Guardiões da Vida. Ela monitora as medidas protetivas, via parceria, com as patrulhas da Guarda Municipal. O auxílio é realizado pelo número de atendimento 190.

O Ceam está sempre atento às necessidades sociais das assistidas, principalmente, se conhecem a rede de proteção e atendimento para que possam ser orientadas e cuidadas da melhor forma possível. O espaço funciona na Rua São João, 33, Centro. Os telefones para contato são: 22) 2791-6620 - (22) 2796-1045/plantão - (22) 99817-0976.