logo

Endemias: agentes trabalham em novo horário

10/09/2007 14:14:07 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa) está adotando novas estratégias no combate a dengue. Os agentes de endemias estão visitando os domicílios em horário diferenciado, visando atender um número maior de residências. Segundo a diretora técnica do CCZ, a veterinária Cristina Pereira, há duas semanas os agentes trabalham no horário do almoço, entre 12h e 14h, fazendo visitas domiciliares.

- Estávamos registrando um grande número de residências fechadas, que impedia o trabalho dos agentes. No ciclo de maio e junho foram recuperados 348 imóveis, com a mudança no horário, em agosto, este número cresceu 96%, que corresponde a 685 residências - diz Cristina.

Outra estratégia utilizada pelo centro é quando a casa se encontra fechada o agente deixa um aviso para o morador, contendo o número de contato do CCZ para que seja feito um agendamento para a visita. De acordo com dados da instituição, um dos bairros com o maior número de pendências é a Imbetiba.

Cristina acrescenta que as ações de campo com visitas domiciliares são importantes, mas o fundamental é a prevenção com a eliminação dos criadouros. “A sensibilização da população é a melhor maneira de evitar a dengue e uma conseqüente epidemia. É importante a participação de todas as famílias na eliminação de focos do mosquito da dengue e potenciais criadouros no seu ambiente doméstico”, diz.

Este ano o país teve um aumento considerável no número de casos registrados. Em Macaé, a situação não foi diferente, de janeiro a agosto foram 1.819 notificações e 1.387 confirmações contra 359 notificações e 255 confirmações de todo ano de 2006.

Para combater a doença, a secretaria de Saúde conta com um exército de 163 agentes de endemia, carro UBV (fumacê), máquina profog, equipamentos de aerosystem (pulverização domiciliar) e máquina pulverizadora de bueiros. Além disso, a população conta com o serviço do Disque Dengue (22) 2762-0175.

Dengue – A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti que se reproduz em água limpa e parada.Os sintomas da doença são: dor de cabeça, nos olhos, nos músculos e nas juntas; febre alta; manchas vermelhas por todo corpo; falta de apetite e fraqueza. A única forma de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os criadouros.

Nunca deixe água parada em garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, bacias, copinhos, tampinhas, cascas de ovos. Também não se deve deixar de tampar caixas-d`água, cisternas, tambores, poços e outros depósitos de água.