logo

Enem: CAp e Pré-Vestibular intensificam aulas remotas

10/07/2020 08:22:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arte

CAp e Pré-Vest acumulam resultados positivos no Enem todos os anos com índice alto de alunos aprovados para universidades

Mais do que em anos anteriores, os estudantes devem ficar atentos para não perder o prazo das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e redobrar a disciplina nos estudos que acontecem remotamente. O Ministério da Educação (MEC) anunciou que as provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, as digitais – que acontecerão pela primeira vez – em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Preparar para o Enem virou missão quase impossível diante do momento de pandemia pelo coronavírus, mas, em Macaé, a Educação não para e o Colégio de Aplicação (CAp) e o Pré-Vestibular Social, ambos da prefeitura, estão desenvolvendo programas de estudos remotamente, desde quando as aulas presenciais foram suspensas. O planejamento agora é reformular as atividades, para quando os alunos voltarem do recesso escolar, que começa nesta sexta-feira (10). O CAp prepara os alunos do terceiro ano para o Enem e o Pré-Vest também atende a população que quer se preparar para um bom resultado no exame.

CAp e Pré-Vest acumulam resultados positivos no Enem todos os anos com índice alto de alunos aprovados para universidades públicas e privadas em várias partes do país. Por isto, seus gestores estão preocupados com a data muito em cima das provas em janeiro.

A diretora do CAp, Wanessa Leal, disse que a Educação remota não consegue transmitir todo o conhecimento necessário aos alunos para fazerem uma boa prova no Enem, portanto, um prazo mais elástico seria favorável neste momento. No entanto, como as novas datas das provas estão marcadas, o colégio, que já desenvolvia estudos remotos, trabalha em novo planejamento para a volta às aulas em agosto, quando os alunos retornam do recesso escolar, que começa nesta sexta-feira (10).

"Vamos ter um estudo completamente diferente para eles, mais intensificado, até que as aulas voltem presencialmente. Por enquanto, remotamente, a gente está vendo o que é possível fazer, com estudos mais de perto. Devemos formar grupos de estudos menores, com números reduzidos de alunos por grupo e professores responsáveis por cada grupo para intensificar nossos estudos remotamente. Não é o ideal porque nada se compara ao contato presencial com o professor, mas, diante desta pandemia não há outra forma de se fazer. O CAp se preocupa muito e tem feito o que é possível", destacou.

O coordenador do Pré-Vestibular Social, professor Reginaldo Moraes, também considera que, com o Enem acontecendo em janeiro, muitos alunos não estarão preparados, uma vez que os estudos estão sendo remotos e não têm o mesmo peso e resultado que as aulas presenciais.

"Todo este processo da pandemia está desmotivando a maior parcela dos alunos, que são jovens e desistiram de fazer o Enem", disse.

O Pré-Vest também trabalha com o ensino virtual e busca estratégias para atrair e incentivar os alunos a permanecerem firmes nos estudos a partir de métodos inovadores usados pelos professores nas aulas virtuais.

"Na verdade, tudo isso é novo, ninguém estava preparado para utilizar esse tipo de prática educacional. Estamos aprendendo a cada dia, juntos", concluiu.