Foto: Arquivo
40% das vagas – vinte vagas em cada curso – serão destinadas a estudantes que tenham cursado os três anos de escolaridade do Ensino Médio nas redes públicas
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai divulgar, nesta semana, o edital de processo seletivo para preenchimento de 150 vagas no primeiro semestre de 2011 nos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), uma das raras instituições de ensino superior municipal e gratuito do país. Os cursos serão noturnos, atendendo ao perfil de seus alunos. A Secretaria vai expandir a faculdade com a inclusão de dois cursos de licenciatura a partir de 2012.
40% das vagas – vinte vagas em cada curso – serão destinadas a estudantes que tenham cursado os três anos de escolaridade do Ensino Médio nas redes públicas municipal, estadual ou federal. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas, no último sábado (6) e domingo (7), será um dos critérios para o ingresso. Os aprovados por esse exame estarão habilitados a 20% das vagas - 10 vagas em cada curso - por ordem de classificação. Os reprovados por esse processo deverão prestar o vestibular da FeMASS.
O secretário de Educação, Guto Garcia, informa que, com a conclusão de dois novos prédios na Cidade Universitária, em 2012, a Faculdade Pública Municipal será expandida com a criação de dois novos cursos em áreas de licenciatura. Ele acrescenta que os alunos que ingressarem no próximo ano cursarão os dois primeiros períodos no prédio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), rua Alfredo Backer, 363, no Centro, para que seja atendida a demanda para cursos noturnos. Mas que os estudantes concluirão sua graduação no pólo universitário.
- Os cursos noturnos atendem melhor ao perfil dos estudantes da FeMASS e, no próximo ano, será possível atender a essa demanda com a transferência provisória dos cursos para prédio do Cetep, no Centro, onde já funcionou a FeMASS, diz o secretário.
Uma pesquisa recente realizada pela FeMASS com o objetivo de contribuir para o direcionamento de políticas públicas para educação apontou o perfil dos alunos da instituição. Metade dos estudantes da faculdade já trabalha e muitos deles são técnicos da área que escolheram cursar, 34%. A motivação pela escolha pela FeMASS de 42% dos estudantes foi o oferecimento do curso de sua preferência e 37% optaram pela faculdade por ela ser uma instituição pública. Por já estar no mercado de trabalho, a preferência da clientela da FeMASS é por cursos noturnos.
Além do edital de seleção para ingresso, a FeMASS vai divulgar, nesta semana, os editais de isenção de taxa de inscrição para o vestibular e os para transferência interna e externa. Eles estarão disponíveis no site da Funemac (www.funemac.edu.br). A FeMASS abrirá 50 vagas em cada um dos três cursos.
Instalada na Cidade Universitária, a FeMASS, que desde 2007 é gratuita, no ano seguinte passou a ser vinculada à Secretaria Municipal de Educação. A instituição conta atualmente com cerca de 860 estudantes. O pólo abriga ainda 620 alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e 635 da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para próximo ano, é esperado o ingresso de 520 calouros das federais e 150 da FeMASS.
Na FeMASS os alunos obtêm suas notas pelo Sistema de Avaliação por Projetos-SAP, que consiste na elaboração, desde o primeiro período, e apresentação, por grupos formados por estudantes das três graduações, de projetos semestrais. Com o aprofundamento gradativo das pesquisas, o aluno pode desenvolver seu trabalho até que ele culmine em um Projeto de Final de Curso.