Profissionais, estudantes e acadêmicos de enfermagem lotaram, na noite de quarta-feira (23), o auditório do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho – Macaé Centro, na abertura dos trabalhos do I Simpósio de Enfermagem, promovido pela secretaria de Saúde. Presente ao evento o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, anunciou algumas novidades para a área de saúde no município.
Durante a solenidade de abertura, o Riverton Mussi declarou que atenderá uma antiga reivindicação da categoria: a redução da carga horária dos enfermeiros graduados.
- Estamos autorizando o processo de redução da carga horária dos enfermeiros com graduação, que atualmente cumprem 30 horas semanais, quando os demais profissionais com nível superior trabalham 20 horas por semana - frisou.
A decisão agradou não só os profissionais que atuam, mas também os que ainda estão cursando a universidade, já que esta será a oportunidade de ampliar o número de vagas para a categoria.
Riverton falou ainda dos investimentos feitos na área de saúde, como a implantação do Hospital da Serra, no distrito de Trapiche, as obras de reforma e ampliação do Hospital da Barra e o início das obras de reforma e ampliação do Pronto Socorro Aeroporto.
Outra notícia dada pelo prefeito foi que, em breve, assinará junto ao governo do estado o termo de posse do antigo Fórum, onde será instalada a nova sede do Pronto Socorro Pediátrico. A atual sede da unidade pediátrica vai recuperada e atenderá exclusivamente aos idosos.
- Vamos devolver a população o Hospital Madre Tereza de Calcutá, destinado ao atendimento de idosos - afirmou.
Na oportunidade o secretário de Saúde, Luiz da Penha, falou da importância do profissional de Enfermagem dentro da rede municipal de saúde.
- O profissional de Enfermagem é imprescindível. É o elo importante entre o atendimento médico e o paciente – frisou, acrescentando que este tipo de evento busca aumentar o relacionamento interpessoal dos profissionais, além do aspecto científico que busca a melhoria da qualidade do atendimento.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Eduardo Cardoso, lançou um desafio para o chefe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Walci de Souza, para implantar em Macaé uma subseção do conselho.
- Macaé já possui a Associação Macaense de Enfermagem (AME), com dois mil filiados e merece contar com uma sede do Coren. O vereador acrescentou que a capacitação é uma cobrança do prefeito, pois ele exige uma saúde voltada para o cidadão.
O coordenador municipal de enfermagem, Luciano Ferreira, ressaltou que o evento será o primeiro de uma série. “Queremos nos tornar referência no atendimento de Enfermagem”, completou.
Walci de Souza parabenizou a prefeitura pelo incentivo aos profissionais de Enfermagem, promovendo o desenvolvimento técnico científico e cultural.
Homenagens – A noite contou com homenagens a três profissionais de Enfermagem pelos trabalhos desenvolvidos e pela dedicação à saúde da população macaense. A enfermeira, Sônia Regina Gama Mussi, que atualmente faz parte da equipe da Coordenadoria dos Direitos da Mulher e do Núcleo de Vigilância Hospitalar do HPM; a auxiliar de Enfermagem da Casa de Caridade, Eunice da Silva Batista; e a técnica de enfermagem, Dilcinéia Rodrigues Costa.
Duas palestras também marcaram a abertura do I Simpósio de Enfermagem. A primeira palestrante foi proferida pela doutora em Enfermagem Maria Aparecida Luca, da UNIRIO com o tema “E por falar em Enfermagem...”. Ela abordou as funções da profissão e as diversas especializações, enfocando o cuidado como o principal norteador da profissão. “O cuidado é o ouro em pó da Enfermagem”, afirmou.
A segunda palestra foi proferida pela enfermeira sanitarista Lais Almeida que falou sobre a evolução da profissão no município e a abertura de novos campos de trabalho. Os trabalhos do Simpósio continuam até sexta-feira (25) com palestras, oficinas e mesas redondas.