logo

Enfermeiros de Macaé participam de ato público contra carga horária excessiva

23/11/2011 15:34:50 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Kaná Manhães

Na próxima sexta-feira (25), a partir das 8h, toda categoria de enfermagem de Macaé, estará reunida no Sindipetro

Em solidariedade aos colegas que ainda têm uma carga horária excessiva, a Coordenação de Enfermagem da Secretaria de Saúde Macaé irá representar a categoria no ato público Fórum Macaé 30 Horas. O ato público acontece nesta sexta-feira (25), com caminhada e debates.

A coordenadora municipal de Enfermagem, Elizabeth Ferolla, lembra que os servidores de enfermagem de Macaé já foram contemplados pelo atual prefeito Riverton Mussi e secretário de saúde, Eduardo Cardoso com carga horária de 24 horas semanais.

- A coordenação municipal de enfermagem é solidária aos técnicos e auxiliares de enfermagem e enfermeiros que infelizmente trabalham com uma escala de trabalho elevada em todo território brasileiro, disse.

Na próxima sexta-feira (25), a partir das 8h, toda categoria de enfermagem de Macaé, estará reunida no Sindipetro, num evento realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, com a pauta sobre a excessiva carga horária exigida por alguns estabelecimentos de saúde.

Segundo representantes da categoria, após o momento de discussão com as lideranças, acontecerá o momento de dispersão, onde toda população será convocada para um debate amplo, como os profissionais de enfermagem, estudantes de enfermagem que estarão presentes na caminhada. “Este não é um movimento local e sim de uma pequena parte que estará acontecendo em municípios por todo Brasil”, ressaltaram.

No dia primeiro de dezembro excursões de todo o país vão para Brasília reivindicar a aprovação do projeto de lei 2295/2000 na luta pelas 30h semanais como carga horária máxima. A categoria destaca o trabalho que a profissão é árduo e não permite erros, exigindo do profissional de enfermagem muita entrega física e emocional, com altos níveis de estresse.

De acordo com o Conselho de Enfermagem, existem no país 1,6 milhão de profissionais de enfermagem.