logo

Enfrentamento de preconceitos e discriminação racial é tema de palestra da Funemac

26/03/2008 17:55:19 - Jornalista: Grazielle de Marco

A análise do histórico das idéias de enfrentamento do preconceito, discriminação racial e racismo, após o período de redemocratização da sociedade brasileira, será um dos pontos abordados pela palestra “Discussões públicas sobre combate ao racismo e visões de enfrentamento - o desenvolvimento contemporâneo das ações de combate ao racismo no Brasil”. A palestra é parte da programação do curso de pós-graduação em Estudos Culturais e Históricos da Diáspora e Civilização Africana, oferecido pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

A palestra será realizado nesta sesta-feira (28), às 18h, no auditório do Sindipetro pela professora, pesquisadora de Relações Raciais e de Gênero, Wania Sant`Anna. De acordo com a pesquisadora, será abordado o período de redemocratização da sociedade brasileira. “Vou destacar as ações, as análises e os estudos que contribuíram para superação da visão de que, no Brasil, os problemas enfrentados pela comunidade afro-brasileira fossem resultantes, apenas de uma desigualdade social histórica”, disse.

Ela explicou ainda que a palestra sistematizará a atuação de instituições, pesquisadores, ativistas e organizações do movimento negro voltada à tarefa de visibilidade dos fenômenos da desigualdade social no Brasil, enfatizando os principais resultados dessa atuação no período citado. “Esse percurso tem por objetivo demonstrar que esse esforço coletivo de formação de opinião pública contribui, essencialmente, para o estabelecimento de políticas sociais mais adequadas e eficazes à superação das desigualdades raciais brasileiras no século XXI", completou.

Wania Sant`Anna é também assessora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase).

O curso

A pós-graduação "Estudos Culturais e Históricos da Diáspora e Civilização Africana", foi estruturada em módulos disciplinares: "Estética e Representação do Negro", "Mídia e Etnicidade", "Artes Visuais", "Teologia Afroamericana", "Corporeidade e Performance Afro-brasileira", "Literatura e Oralidade Africana e Diaspórica", "Crítica Racial: Gênero, Sociedade e Saúde", "A Saga Africana no Brasil: Colonialismo e Colonialidade", "Globalização, Relações de Identidade e Diplomacia" e "A Civilização Africana".

Quem tiver interesse pode cursar cada módulo separadamente e receberá um certificado de conclusão. Os interessados em fazer os próximos módulos devem procurar a Funemac, na secretaria de pós-graduação da fundação, localizada na Cidade Universitária, na Linha Verde. Outras informações podem ser obtidas no site www.funemac.edu.br.