A rede municipal de ensino assinou o termo de adesão ao programa de Formação Esportiva Escolar - Atleta na Escola. O próximo passo será a adesão das escolas municipais interessadas. O período de inscrições ainda será divulgado. O objetivo do programa é a democratização do acesso ao esporte, incentivo à prática esportiva na escola, além de identificação, orientação e valorização dos talentos nas unidades municipais de ensino.
A novidade é que este ano os jogos escolares vão abranger esportes olímpicos e paralímpicos com dez modalidades, para os gêneros masculino e feminino. No ano passado, o programa ofereceu em Macaé apenas o atletismo.
De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a expectativa é receber um expressivo número de escolas interessadas. “Com certeza o programa vai contribuir e acrescentar a etapa escolar dos alunos. A intenção é despertar o interesse pelos esportes e revelar talentos. Sabemos que a atividade esportiva contribui com o processo ensino-aprendizagem. Este será um momento especial, pois o Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol; e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas”, disse.
O projeto é desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com os estados, Distrito Federal e Municípios. A intenção é incentivar a prática esportiva nas escolas, desenvolver e difundir valores entre estudantes de educação básica, além de estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos. A previsão é que neste primeiro semestre as escolas municipais se preparem para fazer parte de competições na segunda metade do ano.
Modalidades - O “Atleta na Escola” vai abranger estudantes na faixa de 12 a 17 anos. As modalidades do programa são atletismo nas provas de velocidade (75m e 100m), resistência (mil metros e 3 mil metros), salto em distância e arremesso de peso.
Na lista também está o judô nas categorias super ligeiro, ligeiro, meio leve, meio médio, médio, meio pesado e pesado. Para se inscrever no judô, as escolas precisam comprovar que participam das aulas no programa federal “Mais Educação” e que têm experiência na modalidade.
Já no voleibol, cada escola selecionará uma equipe com os melhores jogadores por faixa etária e gênero. Para participar do “Atleta na Escola”, as escolas municipais que optarem pela adesão vão receber recursos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A adesão de uma modalidade consiste no pagamento de R$ 1 mil por escola e mais R$ 3,00 por aluno.
Os diretores e professores da disciplina de Educação Física devem estar atentos. Os jogos escolares são compostos de etapas específicas de quatro fases consecutivas de competição.
São elas:
Jogos Escolares: competições que identificarão talentos na modalidade de atletismo.
Núcleo de Esporte Escolar (NEE): acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.
Fase escolar: realizada em todas as escolas.
Fase municipal–regional: realizada por municípios de 100 mil ou mais habitantes e pelos estados em cidades com menos de 100 mil habitantes através de uma composição regional a ser definida pelo governo estadual - cada unidade unidade vai disputar com outra.
Fase estadual: realizada pelo governo estadual.
Fase nacional: realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.