Foto: Divulgação
Oficina discute os desafios e estratégias para fomento à pós-graduação no país
Os desafios e estratégias para fomento à pós-graduação no país foram tema de oficina, na sala do Conselho Superior da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - Faperj, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. O encontro aconteceu na última semana.
Intitulado Oficina de Construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e de Prospecção sobre Inovações na Pós-graduação, o encontro reuniu representantes de setores diversos da sociedade, academia, governo, terceiro setor e empresas, para discutir propostas a serem incorporadas na redação do Plano Nacional da Pós-Graduação (PNPG 2024-2028), documento que vai nortear as políticas para o setor nos próximos quatro anos.
A secretária adjunta de Ensino Superior, Fláviá Picon, representou o governo municipal no evento e destaca a importância histórica da pós-graduação brasileira e a necessidade de investir continuamente e de aperfeiçoar esse modelo.
Todos os estados brasileiros vêm recebendo a oficina para debater temas estratégicos à formação de pós-graduandos e a necessidade de fixação no mercado de trabalho de pesquisadores com nível de doutorado. A parceria já consolidada da Faperj com a Capes tem beneficiado muito os estudantes de pós-graduação do estado do Rio, ressaltando a importância da articulação entre os sistemas de fomento estadual e federal.
“Essa oficina que tem por objetivo discutir as demandas regionais para elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação são de extrema importância porque mostra o compromisso das FAPs a partir dessa iniciativa da Capes, em reconhecer e valorizar os pesquisadores e empreendedores, na construção e identificação de setores relevantes para o desenvolvimento sustentável a partir dos cursos de pós-graduação”, pontuou.