logo

Ensino Superior Inova com o Programa Redes Humanas – Vidas em Rede e Cultura de Paz

20/09/2023 10:49:00 - Jornalista: Renatta Viana

Programa é destinado aos educadores da rede de ensino de Macaé e comunidade em geral

A Secretaria Adjunta de Ensino Superior, através da Universidade Livre e do Laboratório de Emoções, Afetos, Sociedade & Subjetividades (LEMASS) inova com o Programa Redes Humanas – Vidas em Rede e Cultura de Paz. Ele é destinado aos educadores da rede de ensino de Macaé e comunidade em geral.

A Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, explica que o Programa Redes Humanas – Vidas em Rede traz, no segundo semestre de 2023, o tema da Cultura de Paz para a promoção da Saúde Mental voltada ao ambiente escolar, mas, por sua vez, aos ambientes de vida nas comunidades e em todas as relações em que a experiência humana esteja presente.


"Esta é uma abordagem que o Ensino Superior tem o privilégio de promover, já que tratamos sobre o cuidado de si para o cuidado do outro, da cidade e do planeta. A articulação entre os temas da Educação, Saúde Mental e Cultura de Paz é uma das contribuições que a Secretaria vem desenvolvendo ao longo dos anos, como uma ação inovadora para o desenvolvimento humano", pontuou Flaviá.

Um dos temas abordados é sobre: "Sociedade da velocidade e da pressa". Conforme a psicóloga e neuropsicopedagoga Ana Carolina Moda Peixoto, professora da Unilivre, o tema se refere a um dos fenômenos vividos pela humanidade desde o início das revoluções industriais. "Os modos de sentir, pensar e de se relacionar consigo, com os outros e com a vida, são marcados pelo sentimento de estar sempre ocupado com alguma atividade e, o pior, executando-a com pressa e com o desejo de que se resolva de forma instantânea", apontou.

"Temos sensibilizado os educadores e comunidade sobre a construção de contatos no ambiente escolar, na sala de aula, nas relações familiares, de forma que sejam numa temporalidade que respeite à escuta, à partilha das emoções e da interação entre os mundos singulares de cada pessoa. Esse é um passo fundamental para a promoção de contatos mais vitais, dirigidos à cultura de paz em todos os ambientes de vida", frisou Dra Ana Carolina.

O professor doutor Paulo-de-Tarso de Castro Peixoto, coordenador da Universidade Livre e do Lemass, disse que é uma honra estar com os educadores da rede de ensino de Macaé e com a comunidade desenvolvendo junto a eles a perspectiva da "Contatologia e da Afetologia", que é o resultado de pesquisas desenvolvidas nas políticas públicas de Macaé, articulando os campos da saúde mental, educação, arte, cultura e territórios de vida-comunidades.

"É gratificante ter a devolutiva de educadores que estão em nossos cursos há anos relatando a aplicação dessa perspectiva com seus alunos no ambiente escolar e na sala de aula, mas, também, em suas vidas pessoais. A Secretaria Adjunta de Ensino Superior inova com a articulação da saúde mental, educação, arte, cultura e territórios de vida-comunidades. A inovação é a valorização da promoção de redes humanas que seguem os princípios ecológicos da natureza como a chave para a promoção de contatos interpessoais mais vitalizados e potentes", finalizou.