logo

Entrega de certificados marca encerramento do “Escola Ativa”

30/07/2012 16:11:00 - Jornalista: Joice Trindade

Os professores que atuam com as turmas multisseriadas (formadas por alunos de diferentes anos de escolaridade e faixa de idade), que são atendidas nas escolas municipais situadas na área rural de Macaé receberão na próxima terça-feira (31), às 9h, os certificados do curso de formação do programa Escola Ativa. A solenidade contará com as presenças da vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, técnicos e subsecretários da pasta.

O “Escola Ativa”, promovido pelo Ministério da Educação e desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, envolveu cerca de 80 alunos. A entrega de certificados será a culminância do programa que implementou nas unidades atendidas e situadas na serra de Macaé intervenções pedagógicas que integraram a comunidade escolar a pesquisa histórica sobre a fundação da unidade municipal de ensino .

A partir do ano letivo de 2013, o programa será substituído pelo “Escola da Terra”, cuja proposta pedagógica está sendo definida pelo Governo Federal para também atender estudantes que moram em zonas rurais e fortalecer o contexto educacional. No entanto, mesmo com o encerramento das atividades do “Escola Ativa”, os participantes do programa ainda vão continuar estudando nos livros de apoio e de pesquisa específicos. De acordo com Marilena Garcia, o “Escola Ativa” conseguiu reforçar o processo ensino-aprendizagem dos alunos e minimizar a distorção série-idade:

- O programa foi de suma importância para os alunos e professores, que receberam uma capacitação específica com a intenção de desenvolver o processo de aceleração de aprendizagem e escolaridade dos alunos do 1° ao 5° ano – ressaltou a secretária de Educação.

Durante o encerramento do “Escola Ativa”, a Secretaria de Educação irá homenagear os professores que participam da capacitação. Na ocasião eles também terão a oportunidade de compartilhar as suas experiências e receber um material específico sobre a trajetória do programa, foi implementado pelo MEC em 1997 e foi reformulado em 2007. Em Macaé, está presente desde o ano de 2010:

- O “Escola Ativa” foi pautado na melhoria do desempenho escolar das turmas multisseriadas. O programa é fundamentado nas concepções e princípios da Política Nacional da Educação do Campo e, em Macaé, as escolas atendidas pelo programa conquistaram desenvolvimento no processo ensino-aprendizagem – salientou Marilena.

O “Escola Ativa” é desenvolvido nas unidades municipais Duas Barras B, em Glicério, Crubixais de Cima, no Frade, Madressilva, no Trapiche, Zélia Souza Aguiar, em Areia Branca, Carlos Gaspar, no Sana, e Augusta Franco, na Bicuda Pequena.

Para a coordenadora do programa, Ana Dutra, o “Escola Ativa” conseguiu inovar a realidade e concepção pedagógica das escolas atendidas: “Foi maravilhoso trabalhar com a qualificação dos profissionais das turmas multisseriadas. Pudemos registrar que através das atividades executadas, os estudantes desenvolveram suas potencialidades. Além disso, a estima de muitos foi elevada através do desenvolvimento de trabalhos coletivos”, disse.

Durante a formação continuada do programa, os professores também fizeram parte de microcentros, encontros, em que foram desenvolvidos planejamento pedagógico e recebimento de dúvidas e sugestões. Recursos pedagógicos também foram utilizados no “Escola Ativa”, como o caderno de autoavaliação, caixa de sugestões, pesquisa histórica, confecção de calendário agrícola com indicações dos períodos de produção e colheita das principais atividades econômicas das localidades, além de cartazes de combinados e comitês.

E para melhor atender aos alunos da zona rural, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação vai escolher os livros direcionados às unidades situadas na serra, conforme o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) voltado para o campo.