Faltando pouco mais de um mês para o início do ano letivo – 18 de fevereiro – o governo municipal prossegue com a distribuição de livros didáticos. Os materiais direcionados a todas modalidades de ensino estão sendo enviados pelos Correios, para as escolas situadas na área central. Já para as escolas da serra, o material está sendo entregue pela própria prefeitura de Macaé até o final deste mês. Na próxima semana, a entrega está prevista para as localidades do Sana e Bicuda. A data da distribuição e o nome das unidades estão sendo definidas.
A entrega faz parte da ação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que para Macaé encaminhou um total de 95.729 livros, que serão entregues até o mês de fevereiro. O objetivo da prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Educação, é melhor atender a demanda das escolas e reforçar a qualidade do processo ensino-aprendizagem e envolver a comunidade escolar, professores, alunos, pais e responsáveis quanto à importância do livro didático.
Outra proposta do Governo Municipal é seguir os princípios legais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em relação à utilização adequada, conservação e devolução do livro didático. Os livros didáticos para a gestão de 2013 foram escolhidos de forma democrática: no caso do 1º ao 5º ano de escolaridade, todas as turmas receberão livros novos. Já as turmas de 6º ao 9º ano e do Ensino Médio vão ganhar uma complementação de livros didáticos.
No entanto, durante estas duas primeiras semanas de gestão, a equipe de Coordenação do Livro Didático está em fase de análise da demanda de livros didáticos para este ano de 2013. O levantamento é baseado no quantitativo de turmas-alunos, livros novos, que serão enviados pelo FNDE, além da ação de remanejamento antecipado (ou seja, troca de livros excedentes entre as escolas municipais).
Reutilização- Preocupada com o consumo dos livros didáticos, a prefeitura, também está analisando o percentual dos livros direcionados aos estudantes do 6º ao 9º anos, que foram devolvidos pelas escolas municipais. A intenção da equipe é o controle social do Programa do Livro Didático da secretaria de Educação e a reutilização adequada dos materiais, que foram resgatados no final do ano letivo de 2012, pelos professores e responsáveis pelos livros das unidades. As escolas, que estão apresentando baixo percentual de devolução de livros, serão incentivadas a partir a volta às aulas a implementar campanhas educativas quanto a importância da devolução e conservação.
Encontros- Profissionais responsáveis pelos livros didáticos participarão a partir do mês de março, do curso de Apoio à Gestão ao Programa do Livro Didático, que se estenderá até o mês de dezembro. A intenção é contribuir com a ampliação de conhecimentos e reforçar a capacitação, dos que atuam com livros didáticos nas unidades escolares. Ao todo, serão 11 reuniões, que serão realizadas na sede da secretaria de Educação, no turno da manhã.