logo

Equipe da GM realiza aulas de karatê para a Guarda Mirim

03/09/2007 16:00:31 - Jornalista: Cláudia Liese

A Kime-Kan, entidade filantrópica oficial de ensino da modalidade karatê que trabalha pelo desenvolvimento do esporte e pelo bem social, está oferecendo o profissional para ministrar aulas e toda a legalidade para funcionamento da atividade, permitindo que os praticantes participem de eventos oficiais. A guarda municipal entra com a estrutura para o funcionamento das aulas em suas instalações.

O professor que ministra as aulas aos jovens é o presidente da Associação Kime-Kan, guarda municipal, supervisor e chefe de Seção da Proteção de Dignitários da GM, João Henrique Ribeiro, que também atua no Projeto Art Luz – Karatê.

O diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antonio Franco, fala do resultado social que João Henrique consegue através das aulas de Karatê.

- É importante para os adolescentes à disciplina. Os benefícios morais da prática do karatê ajudam na formação de novos valores aos jovens. Além da técnica, disciplina, respeito, auto confiança, companheirismo e coragem serão passados pelo professor Ribeiro aos jovens do Programa Guarda Mirim - destaca.

A iniciativa deste trabalho partiu da coordenadora do Programa Guarda Mirim, Laila Bastos. “Acompanho o trabalho realizado pelo professor João Henrique, no Projeto Art Luz – Karatê. Sempre ouvia elogios de como eram conduzidas suas as aulas. Percebi que a forma de trabalho encaixava com os objetivos da Guarda Mirim. Já iniciamos as atividades e podemos ver resultados em um pequeno espaço de tempo”, diz a GM Laila.

O professor João Henrique Ribeiro informa que karatê é uma palavra japonesa que significa mãos vazias. “É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de auto defesa. O maior objetivo do karatê é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karate-ka (cultor de karate-do) utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo.


Objetivos - As aulas são ministradas apenas aos guardas mirins. O GM Ribeiro, espera que em breve também possam ser abertas para os guardas e seus filhos. “Tenho certeza que o Karatê funcionará bem com os adultos. Atuando, principalmente, no combate ao stress do serviço, além de deixá-los melhor qualificado nas suas ações e preparado fisicamente, elevando ainda mais a qualidade do serviço. Outro objetivo é a participação de alunos da GM em competições, que é sempre uma vitrine do trabalho realizado”.

O professor - João Henrique Ribeiro é faixa preta 4° Dan, está preparando-se para prestar exame para o 5° dan até o final do ano. É componente da comissão técnica da Seleção Carioca de Karatê, treinador da equipe da Fesporte, coordenador de karatê do Projeto Art Luz e presidente da Associação Kime-Kan. No momento, além dos compromissos com o Karatê, ministra vários cursos na área de segurança, treinando forças de segurança de todo o país através da HSS International, empresa internacional com sede nos Estados Unidos, representada no Brasil pela Quality Police Security Training.