logo

Equipe da Guarda Municipal participa de Congresso sobre estresse no trabalho

06/07/2007 17:33:11 - Jornalista: Cláudia Liese

Aprender a gerenciar o estresse e o enfoque na prevenção, foram os principais temas abordados na última semana, em Porto Alegre – RS, durante o VII Congresso de Stress da International Stress Management Association no Brasil - ISMA-BR e IX Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. Os temas tratados foram Trabalho, estresse e Saúde: gerenciamento eficaz - da teoria à ação

Nos últimos anos, as pesquisas sobre o estresse deixaram de ser um artigo de luxo na seletiva bagagem dos empresários de alto escalão. Hoje se entende que viver sem estresse é um mito, entretanto muito estresse ou a sua ausência podem causar sérios problemas à saúde. Durante o Congresso palestrantes de diversas culturas concordam que os fatores estressantes são sentidos de diferente forma no homem e na mulher. Segundo eles, o homem cresce condicionado a descartar seu desconforto físico e a bloquear suas emoções

A psicóloga da Guarda Municipal de Macaé, Monalisa Poiares, que participou do Congresso, diz que em geral, o homem opta pela contenção de suas emoções, preferindo não identificar os sintomas físicos e emocionais, até que eles assumam proporções preocupantes. “Na maioria dos casos, o indivíduo já chega desgastado com emoções negativas, sentindo-se inapto e por vezes tendo já desenvolvido doenças psicossomáticas que poderiam ser evitadas caso a procura acontecesse logo que surgissem os primeiros sintomas. Sentir dor, estar doente ou mesmo chorar retratam uma idéia de fraqueza, dependência e submissão que é o oposto da imagem que lhe é exigida”, diz a psicóloga.

- No trabalho com a Guarda Municipal, observamos que as mulheres buscam com maior freqüência o apoio psicossocial, apesar do contingente masculino ser significativamente maior ( 86,7% são guardas e vigias do sexo masculino e apenas 13,3% são guardas do sexo feminino) - esclarece Monalisa.

Em função disso, o Setor de Psicologia está elaborando um projeto para atender especialmente essa demanda, a proposta é informar e desmistificar a idéia de que pedir ajuda profissional é uma fraqueza. “Certamente não existe uma fórmula mágica para tratar as complexas implicações do estresse profissional, mas a prevenção e a busca de apoio logo nos primeiros sintomas é fundamental para que o indivíduo desenvolva qualidades e atitudes – como autocontrole e autoconfiança – que funcionam como antídotos contra os fatores estressantes do cotidiano”, afirma a psicóloga.

O diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Antônio Franco fala da necessidade do tratamento do estresse. “O estresse nos afeta de diversas formas e seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Existe uma sensibilidade pessoal que reage quando enfrentamos um problema, e essa particularidade explica como lidamos com situações desafiadoras, decidindo enfrentá-las ou não.
Todas as grandes mudanças que passamos na vida são situações estressantes, mesmo se elas forem boas e que esteja nos fazendo felizes. Por isso o setor de psicologia da Guarda Municipal está aberto a todos os agentes para esclarecimentos, conversas e qualquer tipo de ajuda que necessitarem”, frisa Antônio Franco.