logo

Equipe da Mobilidade passará por treinamento voltado às situações de emergência

02/12/2015 14:30:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Mobilidade Urbana

Agentes de trânsito estarão preparados para prestar atendimento emergencial

Coordenar, fiscalizar, organizar e orientar o trânsito na cidade. Estas são as atribuições que estão entre as mais conhecidas da Secretaria Mobilidade Urbana. Mas, muito além destas responsabilidades que fazem parte da atuação diária dos agentes de trânsito, o que se pretende é que as equipes estejam cada vez mais preparadas para atuar na preservação da vida.

E para que estes agentes sejam cada vez mais proativos, não só para disciplinar o trânsito, mas também que tenham a sensibilidade para detectar, prestar apoio e realizar atendimento emergencial, se necessário, eles participarão de uma formação voltada à atuação em situações de emergência. O termo para a realização do curso foi assinado na segunda-feira (30), pelo secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves, e pelo diretor superintendente do Hospital Público Municipal (HPM), Márcio Bittencourt.

- É muito importante que os agentes de trânsito recebam formação voltada ao atendimento de emergência, pois assim estarão alinhados com a função de servidor público. Trabalhando de forma organizada, estes agentes podem salvar vidas – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

O treinamento, que acontece na quinta-feira (3), é uma iniciativa do projeto "Resgatando Vidas", uma parceria entre o Hospital Público Municipal (HPM) e a Mobilidade Urbana. O objetivo do curso é preparar os agentes de trânsito para atuar em situações de emergência em locais públicos até a chegada do socorro especializado.

- Realizamos este treinamento com o pessoal da Guarda e agora fechamos esta parceria com a Mobilidade. Trata-se de um treinamento fundamental para salvar vidas, pois são pessoas presentes no dia a dia da população e que, pela observação, conseguem identificar as situações de emergência – explicou Márcio Bittencourt.

O treinamento será ministrado pelo médico intensivista, que coordena o Centro de Estudos do HPM, Joel Tavares. De acordo com ele, é importante que os agentes de trânsito estejam habilitados para realizar o primeiro atendimento, principalmente nos casos de parada cardiorrespiratória.

- Entre a parada e a chegada do socorro, prestar atendimento no local para não perder tempo no salvamento da vida do paciente é fundamental. E são agentes que estão sempre por perto, presentes em eventos com grandes aglomerações, que possuem fácil comunicação, além de serem parceiros que se tornarão células multiplicadoras das informações que receberem - pontuou Joel.

A formação contará com conteúdo teórico e prático, com simulação de parada cardiorrespiratória, o que permite a melhor assimilação da abordagem, além de outros procedimentos que podem ser utilizados em diversas situações de urgência.