O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação de Macaé com alunos portadores de necessidades especiais está chamando a atenção de cidades vizinhas. Nesta segunda-feira, a secretária de Educação do município, Milmar Pinheiro, recebeu a visita de uma equipe da Secretaria de Educação de Rio das Ostras, que veio conhecer as ações desenvolvidas na área de Educação Especial.
A secretária e subsecretária de Educação de Rio das Ostras, Maria Lina Paixão Fontes e Rosângela Duarte, reuniram-se com Milmar Pinheiro, a subsecretária de Macaé, Leda Vieira, a coordenadora do Setor Pedagógico, Márcia Branco, e a coordenadora de Educação Especial, Alda Canabarra Bento.
Durante o encontro, a secretária de Educação de Macaé falou do investimento que a prefeitura está fazendo na formação continuada dos profissionais. “Em 2006, oferecemos um curso com a temática Educação Especial, durante todo ano. Este ano estamos finalizando dois cursos - Libras e Síndrome de Down - e iniciando outros três”, comentou Milmar. Os cursos novos são Formação na Área de Deficiência Visual (Sistema Braille), Diferenças na Aprendizagem e Processo Mental: Alternativas Pedagógicas e Formação de Professores e Profissionais para atender aos educandos com necessidades especiais.
A coordenadora de Educação Especial de Macaé, Alda Canabarra Bento, ressaltou a importância de realizar o trabalho em conjunto com os profissionais da área de saúde e com a família do aluno. Ela destacou, também, a importância do professor itinerante, profissional ligado à Secretaria que visita as escolas, oferecendo apoio ao professor, ao aluno e à família. Atualmente, cinco professores itinerantes atendem as escolas municipais, oferecendo orientação teórica e prática aos profissionais.
A Secretária de Educação de Rio das Ostras destacou a importância dessa troca de informações já que os dois municípios possuem realidades semelhantes no campo educacional. De acordo com ela, a rede de ensino de Rio das Ostras recebeu três mil novos alunos este ano. Uma realidade que se repete no município de Macaé que contabilizou um acréscimo de, aproximadamente, cinco mil novos alunos em 2007.
Segundo a subsecretária Rosângela, o aumento da demanda de alunos com necessidades especiais em Rio das Ostras apresentou para a Secretaria de Educação desse município a importância de realizar um trabalho diferenciado para atendimento a esses alunos. “A visita a Macaé nos ajudou conhecer melhor a experiência do município”, comentou.