logo

Equipe de saúde do Lagomar atua em anexo à UPA

26/04/2013 17:00:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Na Clínica da Família, médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde estão disponíveis para a população

Com o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento e proporcionar mais conforto aos usuários do Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Lagomar, uma das duas equipes de saúde do bairro – denominada Equipe A - ganhou nova sede esta semana. As duas equipes atuavam no mesmo espaço.

A equipe A atua agora no prédio anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), chamado de Clínica da Família. Cerca de 1,8 mil famílias são cadastradas na Equipe A, que conta com médico, enfermeiro, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Objetivando um atendimento complementar especializado uma vez por semana, é feita consulta de pediatria e ginecologia. A equipe B continua com sede na Rua W 16.

Outros profissionais que integram o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também dão apoio à equipe do ESF com atendimento multidisciplinar com psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e nutrição também uma vez por semana, compartilhando e apoiando as práticas em saúde.

A moradora do bairro, Maria Antônia Carvalho, que foi levar a sua filha de 13 dias para consulta de puerpério e se vacinar contra a gripe, disse que tanto os usuários quanto os profissionais precisavam de um espaço separado.

- Agora, além da unidade ficar mais próxima das nossas casas, a estrutura é nova, os consultórios são mais amplos, o que vai permitir um atendimento cada vez melhor - declarou.

A enfermeira do ESF Lagomar A, Lidiane da Silva Miranda, ressaltou que este será um momento de resgate da verdadeira missão do ESF, que é a promoção da saúde e prevenção de doenças. Serão reforçados os grupos para atender gestantes, hipertensos e diabéticos, além do atendimento de fisioterapia.

A proximidade da unidade com a área de atuação da equipe irá proporcionar um melhor atendimento. Esta é a conclusão da médica Hellen Alves. “Acreditamos que agora os usuários terão mais acesso à unidade de saúde e com isso os serviços de vacinação, medicamentos e consultas ficam mais próximos dos usuários”, ressaltou.

Atualmente Macaé possui 25 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), quatro do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e três Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), com cobertura de 40% da população, sendo 100% da região serrana.

A meta da nova gestão é de que até o final de 2016 o município tenha 81 equipes de ESF com uma cobertura de 94% da população - esta é uma prioridade do governo municipal para a qualificação e melhoria do acesso da população à rede municipal de saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a atenção básica como porta de entrada do sistema é capaz de resolver até 85% dos problemas de saúde da população. A atenção básica possibilita resolver grande parte dos problemas de saúde, evitando a busca pelas emergências dos hospitais.