logo

Equipe do CCZ atua na Praia Campista

25/08/2008 11:57:17 - Jornalista: Catarina Brust

Para prevenir possíveis focos de dengue e combater roedores o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da secretaria Especial de Saúde (Semusa), atua nesta segunda-feira (25) no bairro da Praia Campista. Trinta agentes de combate a endemias estão desde cedo no local aplicando larvicidas, colocando iscas em tocas de roedores e distribuindo folhetos educativos. A ação no bairro vai até quarta-feira (27).

- Essa atividade de hoje faz parte de uma seqüência de ações durante o ano, de visitas periódicas nos bairros da cidade para evitar possíveis infestações no próximo verão. O trabalho realizado em 2007 surtiu efeito no verão de 2008, por isso estamos mantendo esse trabalho preventivo. Equipes do CCZ já atuaram na Nova Holanda, Nova Esperança, Novo Horizonte, entre outros locais, informou o presidente do Fundo de Assistência aos Animais, Elcio Pontes.

Os agentes do CCZ realizam um trabalho minucioso nas residências e também no Parque da Cidade e nos terrenos baldios para identificar possíveis focos larvas do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e tocas de roedores. “Além da execução dos serviços, estão sendo distribuídos folhetos explicativos sobre a prevenção da dengue e da leptospirose (doença transmitida por uma bactéria encontrada na urina do rato)”, informou o supervisor geral do CCZ, Rogério Lemos.

A ação da secretaria de Saúde também está sendo feita no Parque da Cidade e nos terrenos baldios. Rogério lembra que as ações de combate ao mosquito aedes aegypti, tem garantido resultados positivos no que diz respeito ao número de casos da doença no município.

- Desde maio a Semusa não registra nenhum caso de notificação por dengue na cidade, e durante o verão quando o Estado do Rio de Janeiro viveu uma epidemia, Macaé diminuiu a incidência da doença como afirmou a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil”, completou.

O controle dos focos é feito em toda parte, inclusive em cemitérios, borracharias e empresas. E, entre as novas armas para enfrentar a dengue está o uso da homeopatia. A homeopatia contra a dengue é utilizada como atenuante dos sintomas da doença e pode ser utilizada em pessoas de todas as idades, inclusive gestantes e idosos. Outro trabalho importante desenvolvido pela secretaria Especial de Saúde é o de educação e saúde junto às comunidades. “Queremos reforçar o combate de roedores na Praia Campista, para manter o índice de infestação baixa. O nível no bairro da Praia Campista é de 0,55%. O aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1,0%, explicou a diretora técnica do CCZ, Maria Cristina Pereira Carvalho.


Ações - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vem realizando o combate ao mosquito Aedes aegypti, de forma permanente em todos os bairros com visitas domiciliares e trabalho perifocal - nos principais focos – como em terrenos baldios, valões, valas e bueiros.

O centro também possui uma equipe que atua em pontos estratégicos como borracharias, ferros-velhos, empresas de ônibus e cemitérios, além de realizar ações de conscientização e orientação da população. Atualmente existem 350 pontos estratégicos.

A secretaria de Saúde também implementou em 2007 o Plano de Contingência para o controle da dengue, que contempla ações de capacitação de recursos humanos, formulação de novas técnicas de tratamento, como também a mobilização das comunidades.

Calendário – Na próxima quinta e sexta-feira (28 e 29), a ação de combate ao mosquito da dengue e a roedores, prossegue no bairro Parque Valentina Miranda, Cavaleiros (1 e 2 de setembro), Costa do Sol (3), Barra de Macaé (4,5 e 8 a 10) e Praia da Barra (11 a 15). Após o dia 15, começa a campanha anti rábica e o Dia Nacional da Vacinação Anti Rábica para cães e gatos será no dia 21 de novembro.