logo

Equipe do Desenvolvimento Social participa de oficina em Brasília

19/11/2014 17:34:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Equipe de Vigilância Socioassistencial da secretaria de Desenvolvimento Social participou, na última semana, em Brasília, da oficina de Capacitação de Multiplicadores para implantação e utilização do Prontuário SUAS – Sistema Único de Assistência Social, promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Social de Combate a Fome (MDS).

A Oficina, que está ocorrendo durante todo este mês na capital federal, está sendo custeada pelo MDS e conta com a participação das equipes de referência de todos os estados e municípios do Brasil.

De acordo com a assistente social Kátia Ladeira, que participou ativamente durante cinco dias, representando Macaé, a Vigilância Socioassistencial do MDS foi a responsável pela execução da capacitação, já que é uma área da gestão do SUAS e que tem como objetivo a produção e sistematização das informações territorializadas, sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e seus indivíduos. “O prontuário SUAS é um instrumento técnico padronizado e utilizado pelas equipes de referência que prestam atendimento nas unidades de proteção básica e especial”, disse.

A oficina de Capacitação de Multiplicadores para implantação e utilização do Prontuário SUAS também foca o fortalecimento de ações padronizadas da Política Nacional de Assistência Social, conforme orienta a “Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais” (Resolução CNAS nº 109 de 11/11/2009) e conta com a participação de representantes dos Conselhos Federais de Assistência Social e Conselho Federal de Psicologia. As equipes de referência realizam atendimentos interdisciplinares, onde compartilham diferentes conhecimentos profissionais sobre o mesmo tema.

Multiplicadores - O município de Macaé participou do treinamento juntamente com os profissionais do Rio de Janeiro, de Belém do Pará, Roraima, Rondônia e Minas Gerais. Os profissionais que participaram serão multiplicadores da capacitação em seus municípios. “Nós teremos também a versão prontuário eletrônico, ainda em fase teste pelo MDS, o que irá contribuir para a análise e sistematização dos dados, subsidiando as ações da gestão da secretaria de Desenvolvimento Social de Macaé”, acentuou.

Kátia Ladeira, da Vigilância Socioassistencial, acrescentou ainda que a oficina muito somou para o conhecimento geral dos técnicos. “Contribuiu não só pela capacitação e utilização do prontuário em si, mas pela discussão da ética profissional, resguardo do sigilo profissional, pelo código de ética profissional das categorias e das equipes de referência envolvidas, pela discussão sobre a segurança da informação por meio eletrônico e pelo respaldo técnico das ações envolvendo equipes interdisciplinares”.