Equipe do Grupamento Independente de Cães (GIC), setor da Guarda Municipal de Macaé, realizou durante 14 dias, no Parque de Exposição Latiff Mussi, curso K9 de adestramento para cães, o mesmo usado pela Swat dos Estados Unidos.
O curso teve carga horária de 140 horas. O objetivo foi preparar tanto o cão como o guarda para operações especiais, no adestramento táctico de ambos. Participaram do treinamento seis cães e dez agentes da Guarda de Macaé, que receberam os certificados nesta semana.
O instrutor e diretor da Cão Sentinela, Marcelo Silva dos Santos, de Eldorado do Sul (RS) e responsável pelo treinamento, informou que com o método K9, os animais são adestrados para trabalhar por prazer e não mais por obrigação.
- Isso aumenta a produtividade dos cães. O treinamento prepara o cão para o que parece ser difícil, que é atuar em situações especiais como controle na troca de tiro, faro de narcóticos, munição e explosivos e abordagem, explicou o instrutor.
Marcelo Silva ainda explicou que o adestramento de cães para o trabalho de faro é uma brincadeira de procurar, onde o cão usa principalmente o seu instinto de caça.
- Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cão não é viciado e não passa fome para procurar algo. O trabalho é realizado através dos instintos do cão como caça, auto defesa ou reprodução, diz o instrutor.
O secretário de Ordem Pública de Macaé, Jean Franco, afirmou que cada vez mais a Guarda Municipal se preocupa em qualificar os agentes para que a segurança no município seja eficiente. Jean Franco elogiou o trabalho da equipe do GIC que tem buscado a excelência no treinamento com os cães.
O coordenador geral da Coordenadoria de Operações Especiais da Guarda Municipal de Macaé (Copespi), Luiz Cláudio Carvalho, informou que a equipe do Grupamento de Cães trabalha servindo a todos os Departamentos da Guarda e as secretarias municipais de Macaé. Ele destacou a importância da qualificação para que os agentes da Guarda continuem servindo cada vez mais à população.
- Nosso objetivo é buscar qualificação para todos os agentes da Guarda Municipal. Os treinamentos formam homens mais técnicos e com isso o trabalho é realizado com mais segurança, frisou Luiz Cláudio.
O responsável pelo Canil da Guarda de Macaé, Anderson Correia Justino, observou que os cães são empregados no policiamento de uma forma geral, policiamento de rua e controle de distúrbios civis. Atualmente têm sido utilizados na segurança do Estádio Municipal Cláudio Moacyr.