Fiscais da secretaria de Meio Ambiente de Macaé notificaram nesta segunda-feira a transportadora Jolivan, com sede no Espírito Santo, por provocar danos ao meio ambiente. A empresa foi orientada a limpar todo o trecho do KM 11 da RJ-168, depois do derramamento de uma carga de pelo menos dois mil litros de tintas e solventes, que estavam sendo transportados pelo caminhão placa BXJ-6312.
O derramamento da carga aconteceu depois de uma tentativa de assalto ao caminhão, por volta das 20h30m de domingo. O motorista do caminhão, Paulo Roberto Santos Brito, perdeu a direção, e o veiculo tombou na pista, espalhando a tinta. “Por conter produtos químicos, o material pode afetar o solo de maneira irreversível, além de correr o risco de contaminar o lençol freático”, disse o coordenador da equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Fernando Barreto.
“A empresa terá que fazer a limpeza da área ainda hoje, para evitar que o material se espalhe muito”, disse o fiscal Artêmio Macedo. O motorista do caminhão foi socorrido e está internando no Hospital Público Municipal (HPM). A Polícia Rodoviária Federal providenciou a retirada do caminhão da pista durante a manhã. Equipe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil também esteve no local.