As eMulti são equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da Atenção Primária à Saúde - APS. Nesta sexta-feira (12), das 8h30 às 16h, cerca de 100 novos integrantes, entre fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais participaram de uma capacitação multidisciplinar de órteses e próteses, promovida no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. O tema é 'Fazendo Acontecer - Órtese e prótese capacitando para a função'.
Além do compartilhamento de experiências e trocas de conhecimento, o encontro, que faz parte do Projeto de Educação Continuada, contou com demonstrações do uso de equipamentos de órteses (meios de locomoção) e próteses, que atendem as prescrições e auxiliam as funções dos pacientes com alguma deficiência, como cadeira de rodas. A capacitação foi promovida pela Divisão de Fisioterapia e Reabilitação, da Secretaria Municipal de Saúde de Macaé.
"Essa capacitação do eMulti é um ganho para a população. O governo abraçou essa causa num esforço conjunto entre Gabinete do Prefeito, Secretaria de Saúde e Secretaria Adjunta de Recursos Humanos para viabilizar esse processo seletivo com quase 100 profissionais. O papel desses novos profissionais é apoiar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF)", pontuou a secretária adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes.
A coordenadora da eMulti, Carla Cecília dos Santos, destacou a importância do encontro para equalizar os conhecimentos do novo time de profissionais. "Essa capacitação é de extrema importância para o fortalecimento da rede de serviços da Secretaria Adjunta de Atenção Básica. A partir do conhecimento recebido hoje, as eMulti's podem melhorar a assistência na avaliação e prescrição de órteses e próteses, assim como melhorar a qualidade de vida de seus pacientes, em especial as PCDs", ressaltou.
O serviço de órteses, próteses e meios de locomoção são disponibilizados pelo município de Macaé no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba. O acesso se dá por solicitação dos profissionais das equipes das ESF e da UBS, após identificação das necessidades dos usuários.