Foto: Ana Chaffin
Reunião consolida propostas de ajuste para a implantação do transporte de passageiros no município
Em reunião nesta quinta-feira (27), integrantes da prefeitura, governo do estado do Rio e equipe técnica do arquiteto Jaime Lerner discutiram questões relacionadas a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) – Metrô Macaé. O encontro, que abordou questões de ajustes no projeto, foi coordenado pelo secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, e contou com a participação do coordenador técnico do Programa Planejando Macaé, Paulo Patrocínio Júnior, e de técnicos da secretaria de Habitação e Procuradoria Geral.
- Chegamos a um consenso – prefeitura, equipe de Jaime Lerner e governo do estado – em relação a alguns ajustes que serão feitos no projeto do VLT, priorizando questões que visam oferecer uma melhor no transporte coletivo e em consequência melhor qualidade de vida para a população. Esses ajustes foram apontados pela equipe de consultores do escritório do urbanista Jaime Lerner e discutidos pela Equipe Técnica Municipal que integra o Planejando Macaé e pela secretaria de Mobilidade Urbana -, explicou o coordenador técnico do Planejando Macaé, programa da Secretaria de Governo.
O secretário de Mobilidade Urbana lembrou que esta semana esteve reunido em Brasília, por solicitação do prefeito Riverton Mussi, com o Ministro das Cidades, Mário Negromonte e o deputado eleito Vitor Paulo, que vem realizando a interlocução para a incursão do projeto de Macaé, no programa de cessão de crédito do Governo Federal, o Pró-Transporte. A prefeitura garantiu R$ 47 milhões para o VLT.
O projeto já foi aprovado pelo corpo técnico de análise de viabilidade técnica do Ministério das Cidades, e aguarda agora a publicação do órgão autorizando a liberação dos recursos. O Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana, conhecido como Pró-Transporte, é voltado para o desenvolvimento de projetos que contribuam para a qualidade de vida e preservação do meio ambiente, que inclui a adoção de sistemas de VLT. A cidade de Macaé já passou pelas fases de aprovação pela Caixa Econômica Federal, banco financiador do valor de cerca de 47 milhões, já que o município é responsável pela aquisição das máquinas, no valor de 25 milhões.
- Comemoramos essa semana uma importante conquista que foi a garantia desse recurso para o desenvolvimento do projeto. Com a consolidação dessas propostas para o VLT, a partir do estudo da consultoria de Jaime Lerner, dos projetos apresentados pela secretaria de Mobilidade e do governo do estado, estamos dando prosseguimento a mais uma etapa de implantação do Metrô Macaé. O projeto continua avançando e na próxima semana participaremos de um novo encontro no Rio, na secretaria de Estado de Transporte -, explicou Jorjão Siqueira.