logo

Equipe técnica do Plano Diretor realizou oficina no Centro

26/08/2005 14:53:51 - Jornalista: Catarina Brust

Foi realizada nesta quinta-feira (25), mais uma Oficina de Mobilização do Plano Diretor. O evento aconteceu no Colégio Estadual Mathias Neto, no Centro. Como a cidade vai crescer, o sistema de transporte integrado que será implantado no município e como se dá o processo de elaboração do Plano Diretor, foram alguns dos assuntos debatidos entre a equipe da Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) e os moradores.

Durante a oficina, o coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, explicou a importância da participação popular durante a construção da nova Lei. “Vivemos um momento histórico em que a população irá apontar quais as prioridades necessárias para o crescimento planejado do município. As oficinas de mobilização fazem parte de uma das etapas do processo do Plano Diretor. A seguir teremos as Câmaras Temáticas que serão direcionadas para discutir de forma mais técnica as necessidades do município”, explicou Didonet.

Em cada oficina de mobilização são escolhidos representantes que participarão de novos eventos que discutirão as demandas e necessidades de cada setor administrativo do município. “Esse é o momento para encararmos a realidade que está diante dos nossos olhos, além de buscarmos junto à comunidade formas de melhorar a qualidade de vida da nossa cidade”, disse o coordenador.

Antônio Rogério Antunes Oliveira, morador do Centro e comerciante, afirmou durante o evento que quando os serviços, como bancos, forem disponibilizados nos bairros, com certeza, o trânsito vai melhorar. “As pessoas vêm para o Centro porque nos bairros ainda não existem esses serviços. Quando isso acontecer diminuirá a demanda no Centro. A praça Washington Luiz, que fica ao lado da minha loja, poderia oferecer mais atividades à população”, lembrou.

Hermeto Didonet explicou aos moradores que a cidade cresceu muito nos últimos anos em função do petróleo e por abrigar toda a infra-estrutura offshore no município: “Macaé inchou, hoje somos quase 200 mil habitantes. Daqui a 10 anos quantos seremos? A Lei do Plano Diretor é que vai direcionar os eixos de crescimento de Macaé”, completou.