A Coordenadoria de Economia Popular Solidária (EcoPopSol) e a equipe da Incubadora de Cooperativas, vinculadas à secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), visitaram o grupo de Cultivo Regional, na terça-feira (27). O grupo, formado por jovens do Programa Macaé de Primeiro Emprego (PMPE ) - Juventude Cidadã, atua na localidade de Bicuda Grande, no distrito de Cachoeiros de Macaé, na serra macaense.
No encontro, foram discutidos os princípios da Economia Popular Solidária e as possibilidades de trabalho coletivo, de modo a aproveitar os conhecimentos adquiridos no curso de cultivo regional e artesanato. Nestas aulas, eles aprenderam técnicas de beneficiamento da banana, desde as fibras da palha da bananeira, com artesanato, ao fruto com um toque especial, a partir do beneficiamento.
Para o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, o contato é importante uma vez que a secretaria, por meio da coordenadoria de EcoPopSol e da Incubadora de Cooperativas, iniciará trabalho com grupos produtivos formados pelo PMPE.
- Promover o desenvolvimento local sustentável da comunidade, através das vocações e potencialidades dos moradores da serra, é a proposta do Programa de Desenvolvimento da Região Serrana. A Bicuda Grande, com a iniciativa, terá oportunidade de provocar a inclusão social por meio do trabalho -, afirmou Bogado.
O coordenador do EcoPopSol, Robério Dias, disse que a ação é importante para estimular o grupo produtivo a se inserir no mercado, por meio do trabalho coletivo com sustentabilidade econômica, social e ambiental. “Nosso contato com o grupo contribui para o desenvolvimento local da comunidade, uma vez que outros trabalhadores, familiares e amigos que dominam a técnica também estão interessados em participar da iniciativa”, concluiu Robério.