‘Escola Amiga da Ciência’: expectativa pelo Selo e pelos trinta tablets

12/11/2015 12:30:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Logomarca

Equipe do IMCT avaliou como muito boa a adesão dos colégios ao projeto de incentivo à inovação

Três tablets para o grupo de estudantes que elaborou o melhor Projeto de Ciência em cada um dos colégios que participaram do projeto ‘Feira de Ciência das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio de Macaé’ serão entregues na quinta-feira (26), às 14h, no auditório do Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia (IMCT), no bairro Novo Cavaleiros. O evento para a entrega do Selo Escola Amiga da Ciência nas dez unidades de ensino públicas e as cinco particulares participantes gera grande expectativa nos alunos, nos professores e em toda a equipe escolar pela dimensão do projeto do IMCT. Um total de 722 trabalhos de ciência foram avaliados e quase 4 mil alunos convidados para participar da feira, que aconteceu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Essa mobilização com o objetivo de estimular a pesquisa e a busca pela inovação ainda na Educação Básica, é uma das metas nacionais e também do Instituto, que tem o compromisso de projetá-la na Região Norte e Noroeste Fluminense, no biênio 2015 e 2016. Isso porque o IMCT foi contemplado com recurso federal, por meio de edital seletivo, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através da Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis). Esse reconhecimento nacional foi um estímulo a mais para os estudantes de Macaé que se apresentaram, na Praça Veríssimo de Melo, no dia 22 de outubro, durante a SNCT.

A Feira de Ciência das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio é a culminância de um trabalho contínuo, que teve início no primeiro semestre letivo junto às escolas. A adesão das unidades de ensino à feira aumentou este ano. Das quinze escolas públicas de Ensino Médio no município, seis participaram no ano passado. Este ano, dez integram o projeto. Foram selecionados para se apresentar na praça, os três melhores trabalhos de cada escola. Todos esses alunos e seus professores orientadores serão homenageados com um certificado de participação, assim como os membros da Comissão Avaliadora e os representantes das empresas e órgãos parceiros.

- Também com a Feira de Ciência das Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio vamos criando o ambiente necessário para o desenvolvimento do Projeto Parque Científico e Tecnológico, trabalhado pelo Instituto Macaé de Ciência & Tecnologia. Pretendemos estimular na cidade uma cultura empreendedora, em busca de inovações em vários segmentos. Isso precisa ser semeado na Educação Básica e reforçado nas universidades para que se alcance as empresas. Esse é um dos caminhos para sermos produtores de conhecimento em diversas áreas, ressalta o presidente do IMCT, Joelson Tavares.

Já o coordenador do projeto, João Carlos Sant’Anna, destaca o rápido reconhecimento da feira. “Começamos este trabalho no ano passado e neste, conquistamos o prêmio da Secretaria Nacional, o que aumenta a credibilidade e a importância desse concurso que, sobretudo, pretende valorizar as pesquisas dos estudantes", frisa.

Rigor - Outro motivo para esta premiação ser tão valorizada pelos estudantes de Ensino Médio de Macaé e seus professores é a qualidade técnica de sua organização pelo IMCT. Os critérios adotados pela Comissão Avaliadora são os utilizados pela Feira Nacional de Ciência e Tecnologia e a banca é composta por especialistas de instituições conceituadas como: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé), Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG), Secretaria de Educação de Macaé (Semed) - dois representantes -,, Instituto Federal Fluminense (IFF/Macaé) – três -, e IMCT.

Parceria com a sociedade – O sucesso da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia em Macaé 2015, segundo seus organizadores, veio da cooperação entre diferentes esferas de governo e instituições. Abraçada pela sociedade, a SNCT foi resultado dos esforços do IMCT, somados à cooperação das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo e de Educação, Faculdade Municipal Prof. Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), UFRJ, IFF, INSG/Castelo, Centro Vocacional Tecnológico (CVT), Associação Macaense de Deficientes Auditivos (Amada/Macaé), Espaço Conhecer - Energia e Meteorologia (Ecem), Escola SESI, Colégio Exame e Vestibular e empresa Oceaneering. Os parceiros da SNCT também receberão homenagem durante o evento.


Fotos Relacionadas