logo

Escola Anna Benedicta lança projeto De Bem com a Vida

13/03/2010 10:42:58 - Jornalista: Clinton Davisson

Embora normalmente relacionada ao ensino de matemática, geografia, biologia e química, a escola também pode e deve ensinar a seus alunos noções de cidadania. Essa é a motivação que leva a Escola de Educação Infantil Municipalizada Anna Benedicta da Silva Santos a lançar, pelo sexto ano consecutivo, o projeto De Bem com a Vida.

A abertura foi na sexta-feira (12) e contou com hasteamento da bandeira, contação de histórias, teatro e dança. Durante o dia também houve atividades como recorte e colagem, pintura e dobradura, além de músicas e confraternização.

Segundo a professora orientadora, Maria Erli Mendonça, o objetivo é passar para as crianças noções de paz, justiça e respeito. “Começamos a plantar bem cedo essa sementinha de cidadania nas crianças para que elas aprendam a não cometer atos de violência considerados comuns hoje como o bullyng e aprendam a cuidar da escola”, explicou.

O projeto dura o ano inteiro com eventos que são semanais, como o hasteamento da bandeira que ocorre toda sexta-feira e eventos sem data certa como o Dia do Amigo quando os alunos aprendem a tratar bem os coleguinhas.

Maria explicou ainda que cada ano o projeto busca uma temática para ser explorada durante todo o período letivo. “Em 2009, o tema foi os 50 anos da nossa escola e aproveitamos para levantar dados para desenvolver pesquisa junto aos alunos que aprenderam mais sobre a história do lugar em que estudam”, lembrou.

Neste ano, o tema do projeto é “Gentileza gera gentileza” e pretende levar aos alunos de forma ainda mais enfática a importância da boa educação e de tratar bem os amiguinhos.

Confraternização com emoção

Reunidas no pátio, as crianças cantaram músicas com as professoras e participaram das diversas atividades marcadas durante o dia. O evento também marcou o início do projeto de leitura, onde o tema foi a escritora Cecília Meireles. A alegria das crianças contagiou até quem estava ali para cumprir uma tarefa formal. Foi o caso da coordenadora pedagógica de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Elisa Maria Silva de Azevedo Portugal, que representava a Subsecretaria de Educação Infantil, mas se emocionou ao falar sobre sua relação com a escola.

-Estar aqui neste evento tem um significado especial, pois fui uma das primeiras alunas desta escola, considero que praticamente a inaugurei. Depois trabalhei aqui como estagiária, professora e professora orientadora, mãe de aluno e agora estou para ser avó de aluno. Então, vocês podem ter uma idéia da emoção que estou sentindo e do amor que sinto por esta escola, afirmou.