Alunos da Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon apresentam nesta quarta-feira (26), a partir das 17h, no Teatro Municipal, o projeto “Quem Canta, Encanta – VI”/ Música, Liberdade de Expressão.
A direção da Escola inseriu o projeto no currículo escolar, considerando que a determinação da Lei 9394/96 tornou obrigatória a Arte na Educação Básica e que a música se constitui numa proposta para se detalhar as diversidades culturais no tempo e história.
Um dos objetivos é despertar no aluno a sensibilidade para as artes. Trata-se de um projeto multidisciplinar de cunho pedagógico e cultural, cujo principal agente é o aluno, ao mesmo tempo em que busca interligar disciplinas, como forma de contribuir para que ele se torne um ouvinte sensível, enquanto valoriza os momentos importantes da vida do autor. Outro objetivo é traçar a linha de tempo da vida do cantor e suas realizações, além de interpretar as letras do compositor e cantor, a partir de pesquisas de sua vida, obra e momento histórico.
Na década de 60, um novo estilo musical surgiu, dando origem ao primeiro movimento de rock no Brasil, batizado de Yé-Yé-Yé, refrão de um dos hits dos Beatles. O movimento, liderado por Roberto Carlos, foi chamado de Jovem Guarda, criado para substituir a “Velha Guarda”, liderada pelas cantoras e cantores do Rádio como Emilinha Borba, recém falecida, Marlene, Cauby Peixoto e Francisco Carlos, os ídolos de 40, 50 e meados da década de 60.