A partir da próxima terça-feira (2), os mais de 320 estudantes da Escola Estadual Municipalizada Carolina Curvello Benjamin vão contar com espaços de leitura totalmente reformulados. Um deles será a sala de leitura e o outro a biblioteca. A reinauguração dos locais vai acontecer às 15h30, com a presença de autoridades, profissionais da Secretaria de Educação, alunos e pais.
A unidade de ensino é uma das escolas mais antigas da Serra e, além de ganhar locais específicos para leitura e escrita, também vai ganhar um kit com equipamentos audiovisuais e computador para facilitar o trabalho do professor contador de história e do educador, que atua na sala de leitura. Além disso, os ambientes terão prateleiras específicas, balcão para leitura, além de fantoches e material didático voltado à contação de histórias, encenações, dinâmicas e rodas de leitura.
Entusiasmado, o diretor da unidade, Ademilson de Azevedo Cruz, destacou que a reativação dos ambientes vai contribuir com o trabalho dos professores de todas as disciplinas.
- Contamos com uma equipe bastante empenhada. Mas, durante esta programação vamos homenagear uma professora da sala de leitura e outra que leciona há anos na escola para provar que aqueles que se dedicam à Educação merecem todas as honras, falou.
Durante a programação, pais e alunos terão a oportunidade de assistir à encenação teatral dos alunos do 5º ano, a dramatização de um texto de Vinicius de Moraes, jogral de homenagem aos educadores e contação de histórias com os próprios professores que atuam na unidade. “Este será um dia mais do que especial. É uma etapa para iniciarmos um tempo ainda mais promissor na escola, que graças à dedicação de todos alcançou resultado positivo no Ideb”, contou Ademilson.
Com um acervo de 500 livros didáticos e paradidáticos como gibis, fábulas e revistas em quadrinhos, a biblioteca da Escola Municipalizada Carolina Curvello Benjamin não vai apenas se reservar ao atendimento dos estudantes. “A previsão é que após a conclusão de algumas obras como o auditório, o espaço também seja fonte de pesquisa e leitura dos moradores da localidade do Trapiche”, ressaltou o diretor.
Animada, a coordenadora do Programa de Leitura, Maria Georgina de Souza, salientou que a reinauguração será um reforço positivo para a leitura dos alunos da unidade. “Esta é mais uma conquista. Os professores trabalhavam com leituras e contação de histórias, mas em espaços adequados tudo fica bem melhor”, finalizou.