logo

Escola de Artes de Macaé tem representante no júri da Sapucaí

18/02/2025 08:40:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Jardel Maia é julgador do quesito Harmonia das escolas do grupo Especial.

Agremiações do Grupo Especial das escolas de samba do Rio, pela primeira vez, desfilarão também na terça-feira de Carnaval (4 de março). Contando com o sábado das campeãs, serão quatro dias de desfiles das principais escolas. O especialista em Fisiologia da Voz, cantor, ator, diretor musical e preparador vocal, Jardel Maia, professor da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), em Macaé, acompanha a evolução dos desfiles no júri da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) desde 2011. Em 2013, ele passou a julgador do quesito Harmonia das escolas do grupo Especial.




“O Carnaval está sempre se ajustando e fazendo mudanças para tornar o desfile cada vez melhor, dando um olhar igualitário para todas as escolas. Três dias de desfiles podem ser uma boa alternativa para dar mais leveza às apresentações. Talvez fique mais rico. Todas as escolas terão a oportunidade de utilizar a iluminação da avenida, pois alguns efeitos podem perder o impacto com a luz do sol”, observa.



Um dos maiores eventos culturais do mundo, o desfile das escolas de samba do Rio atrairá este ano turistas de mais de 160 países, de acordo com dados da Liesa. A diretora da Emart, Janaina Pinheiro, diz que é um orgulho ter um professor da escola pública municipal de artes representando Macaé na Sapucaí. Ela destaca o papel da Emart para a formação artística profissionalizante e o seu papel social em Macaé.



“Isso mostra a qualidade dos profissionais que aqui atuam, a competência. Traz credibilidade para a instituição, cada vez mais comprovando que ela tem em seu quadro profissionais capacitados que formam alunos com uma qualificação competitiva no mercado de trabalho”, ressalta.



O artista ganhador do Prêmio Shell em Música completa:



“É necessário divulgar o trabalho de formação técnica em teatro e música da Emart, porque nós não temos muitas referências de cursos técnicos na área artística no país e, principalmente, no interior. Encontramos mais cursos livres nas áreas de teatro e música. Um curso técnico nas áreas de artes dá um caráter mais profissionalizante do que terapêutico ao fazer artístico”, ressalta o professor.



No Rio, além de atuar como professor de Canto e preparador vocal vinculado a um estúdio de Canto e Fonoaudiologia, no bairro de Copacabana, Jardel Maia também desenvolve este trabalho na Ong Escola de Música da Rocinha. O seu desempenho como preparador vocal foi intenso no último ano, trabalhando com o espetáculo Ópera das Malandras, pelo Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (Ceftem); com o ator Carmo Dalla Vechia; com a Direção Musical dos shows ‘Antes e Depois de Mim’ e ‘Clássicos Inesquecíveis’, de Theresa da Costa; com o ‘Tributo a Ella Fitzgerald’, de Júlia Borges; com Lee Sturm, ex-aluna da Emart que conquistou o primeiro lugar no Concurso Rugbys Got Talents 2024, na Inglaterra; com o grupo Som das Vielas, da Escola de Música da Rocinha, e com a pré-produção do musical Rio Uphill, nos teatros Adolpho Bloch (RJ) e Villalobos (SP).

Jardel Maia foi solista na estreia mundial da ópera ‘O Pagador de Promessas’, em português, no Teatro João Caetano, no Rio, e diretor Musical das práticas de montagem: ‘Chorus Line’; ‘Sociedade Ambulante’, musical de sua autoria, e ‘Hair’, com direção de Denis Carvalho. Também no Rio, foi cantor em montagens como ‘Orfeu de Monteverdi’, ópera ‘Amahl’ e ‘Visitantes da Noite’, de Gian-Carlo Menotti, sob a regência do maestro Henrique Morelembaum e direção de Pedro Paulo Rangel.