Foto: Divulgação
Jardel Maia é julgador do quesito Harmonia das escolas do grupo Especial.
Agremiações do Grupo Especial das escolas de samba do Rio, pela primeira vez, desfilarão também na terça-feira de Carnaval (4 de março). Contando com o sábado das campeãs, serão quatro dias de desfiles das principais escolas. O especialista em Fisiologia da Voz, cantor, ator, diretor musical e preparador vocal, Jardel Maia, professor da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), em Macaé, acompanha a evolução dos desfiles no júri da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) desde 2011. Em 2013, ele passou a julgador do quesito Harmonia das escolas do grupo Especial.
“O Carnaval está sempre se ajustando e fazendo mudanças para tornar o desfile cada vez melhor, dando um olhar igualitário para todas as escolas. Três dias de desfiles podem ser uma boa alternativa para dar mais leveza às apresentações. Talvez fique mais rico. Todas as escolas terão a oportunidade de utilizar a iluminação da avenida, pois alguns efeitos podem perder o impacto com a luz do sol”, observa.
“Isso mostra a qualidade dos profissionais que aqui atuam, a competência. Traz credibilidade para a instituição, cada vez mais comprovando que ela tem em seu quadro profissionais capacitados que formam alunos com uma qualificação competitiva no mercado de trabalho”, ressalta.
“É necessário divulgar o trabalho de formação técnica em teatro e música da Emart, porque nós não temos muitas referências de cursos técnicos na área artística no país e, principalmente, no interior. Encontramos mais cursos livres nas áreas de teatro e música. Um curso técnico nas áreas de artes dá um caráter mais profissionalizante do que terapêutico ao fazer artístico”, ressalta o professor.