Foto: Bruno Campos
A primeira escola municipal profissionalizante de dança do interior do estado do Rio de Janeiro, a Escola de Dança Bertha Rosanova (EMDBR), mantida pela Fundação Macaé de Cultura (FMC) inaugurou suas novas instalações na tarde desta terça-feira (10). A nova sede da Escola Municipal de Dança Bertha Rosanova funciona na Rua São João, 200/ 2º andar – Centro.
A inauguração teve a presença do presidente do poder legislativo, o vereador Paulo Antunes, representando o prefeito Riverton Mussi, da presidente da FMC, Sheila Polly, e da diretora da Escola, Francini Nogueira.
O vereador Paulo Antunes, parabenizou a todos e ressaltou a importância de uma escola do porte que é hoje a Escola Municipal de Dança Bertha Rosanova onde possibilita a formação profissional totalmente gratuita para a população macaense.
- Este espaço feito exclusivamente para vocês faz parte do processo de desenvolvimento cultural e intelectual de cada um. Ele tem como objetivo profissionalizar, mas também estimular a autoestima fortalecendo a identidade pessoal e social de cada indivíduo que por esta escola passar, frisa o presidente da Câmara.
- Hoje é dia de agradecer e comemorar. Agradecer a todos os pais, alunos, professores e a Francini que acreditou e me apoiou desde o início. Prova disso são os 1680 alunos matriculados atualmente na Escola e ainda uma lista de espera de mais de duas mil. A musa inspiradora deste sonho – em fundar uma escola municipal – nasceu quando minha filha, Paula tinha 6 anos e dançava balé. E hoje é muito gratificante ver este projeto materializado, afirmou a presidente Sheila Polly.
Certa de que Macaé ganhou muito com a fundação da EMDBR, estava Francini Nogueira que ressaltou sua emoção em ter participado do processo de fundação e de ter alcançado este recorde de alunos.
- Isto superou todas as nossas expectativas, tenho que agradecer a Sheila como também a todos os professores que trilharam este percurso comigo. E dizer para as crianças que agarrem esta oportunidade com muito empenho e dedicação, comentou.
A coordenadora de Arte & Cultura da FMC, Célia Jatobá, ressaltou o esforço da equipe para que este momento chegasse e que cada um cuidasse muito bem da Escola, já que é um patrimônio de todos os macaenses.
A inauguração contou também com a participação da superintendente de Recursos Humanos da Fundação Macaé de Cultura, Derli Santuchi, do designer gráfico, André Araújo, de todo o corpo docente da Escola de Dança, como também muitos pais e alunos.