A Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon apresentou na quarta-feira (08), no Teatro Municipal de Macaé, no Centro Municipal de Cultura, o Projeto “Quem canta encanta”, em sua sétima edição. O Projeto, apresentado por alunos, tem como objetivo refletir sobre a diversidade cultural, não excluindo princípios de igualdade que colaboram para uma sociedade mais justa, contribuindo o para que o aluno torne-se um ouvinte sensível e crítico.
O “Quem canta encanta” tem como justificativa a valorização da música, que sempre esteve associada às tradições, e as culturas de cada época, abrindo espaço para que o aluno, contextualizando-a, participe ativamente dos momentos marcantes em que a música se fez presente no tempo e na história.
Este ano, o cantor, compositor e ministro da Cultura, Gilberto Gil, foi escolhido para ser homenageado e os alunos, ao apresentarem o “Quem canta encanta”, justificaram a escolha de Gilberto Gil, que se consolidou como uma das grandes personalidades da MPB, participando ativamente dos momentos musicais, políticos e culturais mais marcantes do país.
Segundo a diretora da Escola, Roseli Rodrigues Victor Dal-Bello, o projeto deste ano foi realizado em cima do Dia da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro, e Gilberto Gil é um dos grandes representantes da cultura negra no país.
Nas salas de aula, pesquisando a vida, obra e momentos vividos pelo compositor Gilberto Gil, os alunos puderam conhecer toda riqueza de ritmos oriundos da cultura afro-brasileira, enfocando os temas como pluralidade cultural, ética, cidadania. Os alunos, em contato com o conteúdo das letras das músicas de Gilberto Gil selecionadas, tiveram a oportunidade de conhecer e valorizar os momentos em que a música afro-brasileira se fez presente e contribuiu para o desenvolvimento da cultura no país.
A apresentação, realizada no Teatro Municipal, representou a culminância desta sétima edição do projeto e foram apresentadas diversas danças. Segundo a direção da E.M. Eda Moreira Daflon, ao realizar o projeto que tem como foco principal à música, que sempre esteve associada a tradições e culturas de cada época, a escola cumpre uma de suas competências, respeitando as matrizes culturais no construir de identidades, visando a dignidade do ser humano e a infinita diversidade humana.