logo

Escola em Ação ajuda a revelar talentos do esporte na rede municipal

30/08/2012 11:55:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Integrar os alunos e promover a inclusão social por meio do esporte. Esta é a função dos projetos desenvolvidos na rede municipal de ensino para o incentivo à prática do desporto por parte dos estudantes. Muito além de contribuir na formação física e intelectual dos alunos, as ações são voltadas para a formação das crianças e jovens como cidadãos. Esses projetos, inclusive, têm mostrado grandes resultados e desde que foram implantados nas escolas vários atletas começam a se destacar em diversas competições.



Um deles é o Escola em Ação, uma iniciativa de responsabilidade social empresarial da Odebrecht Óleo & Gás, em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, e a Unesco. Trata-se de um projeto importante para apoiar a inserção social, educacional e produtiva de crianças, adolescentes e jovens, reduzindo os índices de violência e exclusão, como destaca a secretária de Educação, Marilena Garcia:

- O Escola em Ação tem ajudado a mudar o aspecto das unidades de ensino, que não estão se limitando apenas nas disciplinas da grade curricular, mas partindo para outras vertentes. Isso faz com que as relações se humanizem, além de mostrar às crianças que elas têm uma oportunidade, e para a comunidade que ela pode fazer parte do cotidiano da escola - disse.

Prova do sucesso dessa parceria foi a participação dos alunos do Colégio Municipal Botafogo na Copa Maricá de Karate, disputada no município da Região dos Lagos no último dia 19. No total, doze alunos da unidade de ensino estiveram na competição, que contou até com atletas da seleção carioca e brasileira, das categorias mirim e infantil. Mesmo assim, os representantes macaenses se destacaram e a aluna Thasya Beatriz dos Santos Ferreira faturou a medalha de ouro em sua categoria (14/15 anos, até 65 Kg), assim como o estudante Douglas Tavares Pereira, que ficou com a medalha de bronze em sua categoria (16/17 anos, até 55 Kg):

- O desempenho desses alunos foi surpreendente, pois, apesar de conhecer o potencial deles, os levei para o campeonato com o intuito de conhecerem a estrutura de uma competição oficial. Acredito muito neles e vejo a sua força de vontade. Inclusive acho que, no máximo um ano, alguns deles poderão estar na seleção carioca – afirmou o professor voluntário Diego Pontes.

Realizadas há cinco meses no Colégio Botafogo com o apoio da Odebrecht Óleo & Gás, as aulas de karate contam com cerca de 40 alunos, que além de treinarem três vezes na semana durante uma hora e meia, ainda precisam apresentar um bom desempenho nos estudos para permanecer no projeto. Aliás, este é considerado o maior intuito, já que, como explica Diego, além do treinamento para as competições, o período junto aos alunos são aulas de cidadania:

- A Odebrecht nos dá o apoio e me proponho a dar as aulas de forma voluntária. Mas tudo isso é apenas uma ponte para que eles também acreditem neles mesmos. Eles têm que mostrar que são os melhores atletas nas competições, mas também na vida – completou, lembrando que os alunos já estão em fase de preparação para a Copa Leão, que será disputada no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Implementado em Macaé desde 2007, o projeto Escola em Ação oferta atividades de cultura, esporte, lazer e qualificação para jovens e comunidades do entorno das escolas da rede municipal localizadas em bairros de maior vulnerabilidade social. Envolvendo a iniciativa pública, privada e o terceiro setor, o projeto destaca-se pelo seu sistema de gestão participativa, pela sua capacidade de mobilização social e pelos resultados de participação comunitária.