Foto: Divulgação
Espaço vai abrigar mais de cinco mil títulos entre livros infantis, adolescentes e mainstream
Um dos destaques do programa “Minha Escola Querida” da Secretaria de Educação, a Escola Municipal Generino Teotônio de Luna melhora cada vez mais a infra-estrutura para atender os estudantes. Nesta sexta-feira (27), às 15h, será reinaugurada sua biblioteca. O espaço vai abrigar mais de cinco mil títulos entre livros infantis, adolescentes e mainstream. Autores como Julio Verne, Paulo Coelho e Mark Twain, dividem as prateleiras com escritores de livros infantis como Rogério Andrade Barbosa, Ziraldo e Pedro Bandeira.
O evento vai envolver toda a escola, que atende a alunos da rede municipal de Macaé do primeiro ao nono anos. A solenidade começará com a execução do Hino Nacional, apresentação de músicas cantadas pelos alunos e terá também a presença dos contadores de histórias. Segundo a diretora Maria Consuelo Ribeiro Damaso, as novas instalações receberam pintura e decoração feita pelas próprias professoras e funcionários da escola.
- É importante que as crianças tenham um lugar agradável para a leitura, pois isso torna o ato de ler mais descontraído, explica, chamando a atenção para a importância do incentivo a leitura para a formação de cidadãos mais conscientes e com espírito crítico desenvolvido. “É importante que a escola possa garantir o acesso à leitura. Vamos lembrar que nem sempre a leitura foi incentivada em nosso país. Vivemos um momento ótimo onde podemos estimular a leitura com muita alegria”, lembra.
A sala vai ficar sob a responsabilidade da professora Fátima Eliane Dias Viana Nunes que receberá os alunos em grupos para realizar oficinas de leitura e até “contação” de histórias. “Meu trabalho será encantar os alunos, trabalhando histórias de diversos autores para as mais variadas idades”, informa Fátima.
Concurso para eleger o novo nome da biblioteca
O novo espaço de leitura da Escola Generino Teotônio de Luna ainda não tem nome definido. De acordo com Maria Consuelo está sendo realizado, em todas as turmas, um concurso para eleger o novo nome do espaço. “Todas as turmas estão votando e até os professores opinam para saber como vamos batizar nosso novo cantinho de leitura”, conta a diretora que gostaria que o homenageado fosse um escritor local ou da região. O resultado deverá sair na próxima semana.