A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu esta semana o curso de formação “Gestão dos Programas do Livro FNDE/MEC”, voltado para professores, diretores e coordenadores do Programa Nacional do Livro Didático das escolas da rede municipal. A ação teve por objetivo capacitar estes profissionais para a utilização do Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort). Eles foram orientados sobre os procedimentos para a inserção de dados das escolas, consultas e remanejamento de livros no sistema.
O foco do curso foram as boas práticas na gestão do livro didático, já que este trabalho visa a utilização, a conservação e a devolução do livro, em atendimento às necessidades da escola e também à Resolução 60, que gere todo programa do livro didático. Os professores conheceram o projeto “Pratique cidadania. Cuide bem do seu livro didático”:
- Este projeto nada mais é que cada escola apresentar suas boas práticas durante todo o ano. A Escola Lions iniciou e cada escola vai levar estes conceitos para serem discutidos em sua respectiva unidade, já que futuramente irão apresentar também os seus projetos nas reuniões aqui na secretaria – disse a responsável pelo curso, Roze Tomaz.
A professora da Escola Municipal Lions, Lídia Monteiro Tavares, em sua apresentação “Embarcando no livro didático rumo à poesia” mostrou uma coletânea de livros de poesias produzidos por seus alunos, a partir de livros didáticos que já não estavam mais sendo utilizados em sala de aula.
- Estava trabalhando este gênero com os alunos e quando percebi que eles estavam habilitados a reconhecer a poesia, peguei os livros antigos para que eles procurassem exemplos. Transformamos este material em 26 livros que foram trabalhados em sala de aula. Os alunos gostaram muito, já que eles puderam ter contato com vários tipos de texto até chegar ao resultado final – disse Lídia.
As poesias foram retiradas não só em livros de língua portuguesa, mas também de outras matérias.
- Este ano estou fazendo um trabalho com textos diversificados, para que os alunos possam trabalhar com todos os gêneros textuais. Acho muito importante e eles gostam muito deste trabalho. Todos os livros didáticos antigos podem ser reaproveitados, afirmou.
Para facilitar a seleção do material a ser utilizados nas salas de aula, também foi realizada a outra etapa da entrega do Inventário 2011, sistema próprio do município para cadastro dos livros didáticos, onde os coordenadores podem disponibilizar todos os títulos que podem ser remanejados (trocados) a nível interno, além da socialização para remanejamento entre as escolas durante a reunião.
Ao final, a outra responsável pelo curso, Márcia Mendonça, ainda anunciou outra novidade: “Os livros da reserva técnica já estão separados e na sexta-feira que vem (06/05) devem ser entregues pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seduc/RJ) a Secretaria de Educação (Semed)”, finalizou.