logo

Escola Maria Isabel Damasceno Simão receberá “Dentista do Bem”

16/03/2013 10:31:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Escola Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro, foi a escolhida pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Turma do Bem e a marca Oral-B para receber o projeto “Dentista do Bem”, que tem como objetivo colaborar com a identificação de adolescentes que necessitem de tratamento odontológico. O evento vai acontecer na próxima segunda-feira (18), das 8h às 17h30.

A escola será parte de uma grande mobilização que vai atingir mais de 250 municípios do Brasil, 10 países da América Latina e Portugal. Dos cerca de 1.300 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, serão priorizados aqueles na faixa etária de 11 a 17 anos. A divulgação da mobilização aos alunos começou nesta quinta-feira (14). A triagem é voluntária e o convite está sendo bem aceito.

O atendimento aos jovens não termina após o dia da mobilização. Eles serão selecionados e encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuito até que os pacientes completem 18 anos. O processo de triagem consiste em um exame visual não invasivo da condição odontológica. Será preenchida uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família do estudante. A seleção é feita por um índice de prioridade, que beneficia os adolescentes com carência financeira, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

O Dentista do Bem é o principal projeto da Turma do Bem e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem jovens de baixa renda, oferecendo tratamento odontológico gratuito. Atualmente, conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo. São mais de 14 mil dentistas voluntários espalhados por aproximadamente 1.000 municípios dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. O projeto também está presente em Portugal e dez países da América Latina: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela. Mais de 310 mil jovens já passaram pelas triagens do projeto e 31 mil já foram encaminhados ao dentista.