logo

Escola Municipal de Artes de Macaé se capacita para Educação Inclusiva

27/02/2024 14:30:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A '1a Jornada de Capacitação em Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva' será oferecida a professores e funcionários.

Abrir as portas da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), órgão da Secretaria de Cultura de Macaé, para uma clientela cada vez mais diversificada é um dos objetivos traçados para o ano letivo de 2024. Nesta perspectiva, na terça-feira (5), das 9h às 12h, professores dos cursos de teatro, música e pintura e funcionários da escola participarão do módulo inicial da '1ª Jornada de Capacitação em Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva', realizada na sede da Emart, Centro Macaé de Cultura.

A diretora da Emart, Cláudia Byspo, destaca que a intenção da 1ª Jornada é instrumentalizar professores e funcionários para que efetivamente tenham condições de trabalhar com uma metodologia inclusiva. Ela salienta ainda que há procura pela escola por responsáveis de crianças e jovens, público alvo da educação especial.


"Como profissionais da educação em Artes, precisamos nos inteirar de conceitos e de formas de lidar com o aluno na perspectiva inclusiva. Posteriormente capacitaremos os professores do Curso de Música. Este ano também abriremos um curso específico para a ‘terceira idade’, com previsão de início em março. Pretendemos viabilizar a escola para uma clientela diversificada de fato. Estamos trabalhado com levantamentos de dados para traçar um perfil mais aprofundado do aluno da Emart, que possibilite uma política cultural voltada para este aluno. Nós também formalizaremos as reservas de vagas em nossos editais para as diversas cotas, promovendo as distintas inclusões. Temos uma responsabilidade social, porque formamos artistas-cidadãos”, frisa.

Os organizadores da '1ª Jornada de Capacitação em Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva' são o coordenador do Curso em Teatro da Emart, Jardel Maia, e a coordenadora pedagógica da Emart, Renata Dumard. Ela é doutoranda em Psicanálise, Educação e Cultura e Mestre em Psicanálise e Saúde Mental, com especialização em Educação Especial, Psicomotricidade, Psicopedagogia e Europsicopedagogia.

"É a primeira vez que é realizado este tipo de capacitação na Emart. A 1ª Jornada acontecerá em alguns módulos temáticos. Ela é importante porque temos recebido muitas crianças com diferentes transtornos, com autismo e outras necessidades específicas. Esta capacitação será expandida para toda a escola, professores e funcionários. O segundo módulo será voltado para autismo. Em breve, lançaremos o primeiro edital do Curso Básico em Teatro, que terá reserva de vagas para cotas, para promover os diferentes tipos de inclusão. Além disso, vamos oferecer curso livre de consciência corporal para atores e também curso livre para a terceira idade", salienta Jardel Maia.

O primeiro módulo, 'Bases Legais e Cultura Inclusiva para uma Educação Efetiva', será ministrado por Renata Dumard e pela coordenadora de campo da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, Janine Manhães, que é pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar.