logo

Escola Municipal de Informática atende três pólos da Catalunya em Missão

20/09/2006 14:44:44 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Crianças, jovens e adultos, moradores da Fronteira, Morro de Santana e Botafogo, que nunca tiveram contato com a informática têm tido a oportunidade de estudar no computador. Devido à atuação da Escola Municipal de Informática da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), nos pólos da Catalunya em Missão, as aulas são gratuitas. São 210 pessoas aprendendo a utilizar a Internet, trabalhar em programas, enviar e receber e-mails, além de estudarem o pacote Office: Word, Excel e Power Point.

A instrutora do pólo Fronteira, Simone Almeida, 32 anos, aprendeu informática na própria Catalunya em 1999. Até o ano de 2003, quando passou a dar aulas no projeto, na Fronteira, ela buscou aprimoramento, estudou, “correu atrás”. Hoje, é responsável por 80 alunos: quarenta pela manhã e quarenta à tarde. A Funemac colocou dois instrutores à disposição dos pólos Botafogo (80 alunos) e um instrutor no Morro de Santana (50 aprendizes).

Segundo Simone, a Funemac agregou valor propiciando maior qualidade das aulas nos pólos e aumentando a quantidade de alunos. “Os instrutores ganham bolsa de R$ 600 para trabalhar quatro horas diárias, além de terem isenção de mensalidades na Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS)”, explica.

Para o aluno Gabriel Pereira Gonçalves, 12 anos, é muito legal estudar com o computador. “Estou aprendendo a enviar e receber e-mails”, avisa. De acordo com a instrutora, são ensinados o sistema operacional Windows XP e noções de Internet. “Os alunos nunca teriam contato com a máquina, devido à condição socioeconômica. Está acontecendo uma grande inclusão digital e social”, enfatiza.

Conforme a supervisora de informática da Catalunya em Missão, Viviane Ribeiro, nos pólos do Morro de Santana e Botafogo há preenchimento de questionário sócioeconômico, com o objetivo de qualificá-los e inseri-los no mercado de trabalho. “Avaliamos a renda per capita e as contas de água e luz, entre outras formas de perceber a real necessidade da pessoa. Desempregados e estudantes têm vagas garantidas”, informa.